AGENDA

“Mundos Antigos” de Ben Helmink expostos em Albufeira

DE 4 A 26 DE FEVEREIRO

GALERIA DE ARTE PINTOR SAMORA BARROS

Segunda a sexta das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Encerra ao sábado, domingos e feriados.

Durante a exposição de Ben Helmink estará patente a instalação dirigida ao pólen, da autoria de Sonia Cabañas, com os seguintes trabalhos: Cisne (papel), Pato (papel), Coruja (papel), Flor (Papel) e Pássaros (barro com pedras – técnica mista).

Sonia Socorro Cabañas Cortés, artista plástica, nasceu na cidade do México, em 4 de março de 1947. Em 1964 ingressou na Escola Nacional de Artes Plásticas “Academia de San Carlos“ da Universidade Nacional Autónoma do México, onde estudou pintura e desenho em cursos livres. Atualmente reside no Algarve, Portugal. A sua forma de trabalhar envolve todas as técnicas da pintura e do desenho, incluindo a cerâmica e o papel marché. É membro da associação de artistas da Peace and Art Society de Portugal. Foi membro da Associação Internacional ArtNations e.V. de Munique, Alemanha. É co-curadora executiva das exposições de Portugal e Espanha da GAPI – Gogyoshy Art Project Internacional da Holanda. É membro especialista da subcomissão da Comissão Arte e Cultura e Desenvolvimento na Coreia do Sul, bem como membro especialista da arte digital do comité de Arte da Federação Internacional de Cultura e da Arte desse país.

Já exibiu o seu trabalho artístico, individual e coletivamente, em países como o México, Portugal, Brasil, Espanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Itália, Finlândia, Alemanha, Coreia do Sul, Irão, República do Norte da Macedónia Turquia, Argentina, Japão, Arménia, Sérvia, Estados Unidos da América, Nepal, Peru, Índia, Marrocos e Singapura.

Sobre a exposição “Mundos Antigos”

Estará exposta um conjunto de pinturas a óleo e acrílico com estrutura de areia, inspiradas na influência da arquitetura antiga da Grécia e da arquitetura da Itália romana.

As ruínas estáticas de Pompeia, Cuzco e a pré-histórica Stonehenge surgem numa cena dinâmica de natureza viva.

A divisão de algumas pinturas em três partes – os trípticos – causam uma tensão extra que procuro.

Cada pintura conta a sua própria história, o que expressa a conexão e fascínio pelo Mundo Antigo.

Bem Helmink, nasceu na Holanda e desde a sua infância é apaixonado pela pintura e pelo desenho. Trabalhou na Gerrit Rietveld Academy em Amsterdão e estudou História da Arte e Educação Artística. Vive no Alentejo desde 2006, perto de Santa Clara-a-Velha. No seu atelier “Monte das Moradias” expressa vários temas como as paisagens alentejanas, a Música e a Dança. A maior parte das exposições estiveram no Algarve e em Lisboa, mas também galerias da Holanda e Espanha estão interessadas.

Pinta especialmente o período do Renascimento italiano e a arquitetura antiga da Grécia, numa série de pinturas expostas com o título “MUNDOS ANTIGOS“.

A técnica da sua Arte é reconhecida especialmente pelo uso de areia e ardósia. Para todos os interessados em aprender a pintar com essa estrutura única, o atelier “Monte das Moradias” organiza workshops no estúdio e no Country Hotel junto à Lagoa de Santa Clara. A maior parte das obras encontra-se em exposição permanente no Santa Clara Country Hotel.

Categorias:AGENDA, Albufeira