AGENDA

PORTIMÃO | Café Concerto com apresentação do livro de Maria da Graça Ventura “Por Este Mar Adentro”

Amanhã, dia 11 de fevereiro, o Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão será palco para a apresentação do livro “Por Este Mar Adentro”, de Maria da Graça A. Mateus Ventura, que aborda os êxitos e fracassos de mareantes e emigrantes algarvios na América hispânica. 

 A sessão, marcada para as 18h00, é promovida em conjunto entre a Câmara Municipal de Portimão e a editora Tinta-da-china, cabendo ao professor doutor Rui Loureiro apresentar o livro. Neste livro a autora escreve sobre a Carreira das Índias Ocidentais entre os séculos XVI e XVII, quando as gentes do mar do Algarve forneceram barcos, apetrechos e mão-de-obra qualificada ou abrigo para as Armadas da Guarda, sobretudo no porto de Portimão, contribuindo para a interdependência económica e estratégica da região relativamente àquela rota.

Alguns dos muitos algarvios que se aventuraram mar adentro rumo à América do Sul nessa época são resgatados da memória, ilustrando a teia de afetos que esse fluxo migratório originou a partir das principais vilas e portos do Algarve, com destaque para Portimão, Lagos, Faro, Loulé e Tavira.

Maria da Graça Ventura é investigadora integrada no Centro de História da Universidade de Lisboa, investigadora associada no CHAM, membro da Asociación Española de Americanistas e da Associação de Historiadores Latino-americanistas Europeus, sendo cofundadora e atual presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, criado em 1995 na cidade de Portimão.

Tem sete livros publicados, a maioria dos quais sobre a Ibero-América, participando regularmente em numerosas obras coletivas, com capítulos de livros e artigos em revistas portuguesas e internacionais, sendo também avaliadora externa de diversas revistas nacionais e ibero-americanas.

Categorias:AGENDA, Portimão