VRSA

VRSA | Celebrações do 120° aniversário do nascimento do Mestre Manuel Cabanas

No âmbito das comemorações do 120º aniversário do nascimento do Mestre Manuel Cabanas, o Município de VRSA associou-se à perpetuação do seu legado artístico e cívico.

Neste contexto, em estreita colaboração com a Liga dos Amigos Mestre Manuel Cabanas, foi organizada, esta sexta-feira, uma romagem à sua campa, no cemitério de Cacela Velha, acompanhada da deposição de uma coroa de flores, seguida de um momento musical com André Ramos à guitarra clássica.

A cerimónia contou com a presença de Conceição Pires, vereadora da Câmara Municipal de VRSA, do Tenente Coronel Manuel Rato, da Liga dos Amigos Mestre Manuel Cabanas, bem como outros elementos da associação.

Xilogravador de grande qualidade, defensor da democracia e um resistente ao regime opressor do Estado Novo, Manuel Cabanas soube, desde cedo, exercer a sua cidadania em prol das liberdades e da dignidade humana.

Natural de Vila Nova de Cacela, Manuel Cabanas foi um homem de lutas que se destacou pela sua intensa atividade artística no campo do desenho e da gravura em madeira, tendo sido condecorado pela Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no grau de Comendador, pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes.

Em 1991 foi agraciado pelo Presidente da República Mário Soares com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Categorias:VRSA