Castro Marim

CASTRO MARIM | Marcha/Corrida encerrou grande projeto “MOV.On”

Castro Marim acolheu ontem, 20 de fevereiro, o encerramento do grande projeto “MOV.On” (Movimento Oncológico pela Vida), uma iniciativa desenvolvida ao longo de 3 anos e que abraçou 2 países na promoção de um estilo de vida saudável, como forma de prevenção do cancro.

Com centenas de participantes a apoiar esta luta, o evento contou com coreografias Contemporâneo Fusion e com dois percursos de marcha/corrida, um mais curto, pelos patrimónios da vila raiana, e um longo, de mais de 10km, pela paisagem encantadora da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA.

O projeto, desenvolvido pela Associação Oncológica do Algarve (AOA) e cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal/Espanha (POCTEP), assentou numa larga rede de voluntariado e de apoios institucionais, contribuindo para uma nova cidadania na saúde e continuando a dar vida ao projeto iniciado pelo Dr. Santos Pereira, fundador da AOA e impulsionador e criador da Unidade de Radioterapia do Algarve [inaugurada em 2006], um algarvio que, na sua passagem, muito contribuiu para luta contra o cancro e qualidade de vida dos algarvios. Hoje a AOA continua com estes seus projetos, focados não só no tratamento mas também na prevenção.