Portimão

Centro DUAL Portimão adoça a vida dos utentes do Centro de Apoio a Idosos

A DUAL Portimão é uma instituição com longa e reconhecida tradição na educação/formação dos jovens algarvios e na promoção e qualificação de profissionais competentes. No âmbito da sua atividade, desenvolve várias iniciativas ao longo do ano em colaboração com instituições locais, procurando sempre proporcionar momentos de aprendizagem valiosos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus jovens.

Neste âmbito, a interação entre gerações é um dos temas trabalhados no dia a dia da DUAL. No passado dia 14 fevereiro, cada um dos 25 utentes do Centro de Apoio Idosos de Portimão (https://cai-portimao.pt/) recebeu um sortido de bolos confecionados pela turma do 2.º ano do curso Técnico/a de Cozinha/Pastelaria (TCP2009) do Centro DUAL Portimão. Ovos, farinha, açúcar e manteiga são ingredientes simples, que se transformam de forma sublime quando misturados com arte e amor. A formadora de cozinha Marlene Santos, mantendo presente o seu lema “cozinha com amor tem sempre outro sabor”, orientou os formandos na confeção de Húngaros, Amanteigados, Bolos de Gema, Línguas de Veado e Bolachas Francesas.

Os bolinhos foram acompanhados de poemas elaborados pelas turmas do 2.º ano dos cursos Técnico/a de Apoio à Gestão (TAG2007) e Técnico/a de Restaurante/Bar (TRB2008), nas aulas de português, com a formadora Licínia Pedrosa. A colaboração do Centro de Apoio a Idosos de Portimão e a disponibilidade das diretoras técnicas, Dr.ª Ana Luísa e da Dr.ª Helena Figueiredo, foi fundamental. Nas palavras da técnica Danielle Lira”, foi uma contribuição que trouxe ainda mais brilho e afeto” à rotina dos idosos.

Este é apenas um exemplo entre muitos das várias atividades que pontuam a vida formativa dos jovens da DUAL. Todos os jovens, entre os 15 e os 29 anos, com o 9.º ano concluído, têm desde já a oportunidade de se inscrever para o ano letivo 2022/2023. A formação, dividida entre aulas teóricas (2 dias p/semana) e a Formação Prática em Contexto de Trabalho (3 dias p/semana, no local de estágio), dá acesso a equivalência ao 12.º ano e certificação profissional de nível IV. Os cursos disponíveis são: Técnico/a de Apoio à Gestão, Técnico/a de Cozinha e Pastelaria, Técnico/a de Restaurante/Bar, Rececionista de Hotel e Técnico/a Comercial.

Os conteúdos programáticos dos cursos e respetivos apoios sociais, podem ser consultados em www.dual.pt. A inscrição está à distância de um clique!

Categorias:Portimão