AGENDA

IPO do Porto fala sobre os cuidados paliativos “Há sempre alguma coisa a fazer pelo doente”

O IPO do Porto lança hoje o 7º e último episódio do podcast “Cancro sem Temor”, com o tema “Falar no fim”. O cancro é cada vez mais uma doença crónica, no entanto, continuam a existir situações em que a adversidade não é vencida. Nesta conversa fala-se sobre os cuidados paliativos e a importância de lembrar que nesta fase ainda há muito a fazer pelo doente e pela sua família, sendo fundamental desmontar a “conspiração do silêncio”, a importância de reforçar a comunicação.

Sandra Santos (filha de doente seguida no Serviço de Cuidados Paliativos do IPO Porto), Paula Silva (Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO Porto) e Susana Moutinho (Psicóloga do IPO Porto) são os intervenientes deste episódio, onde partilham as suas experiências e a importância de falar sem tabus sobre a morte. A necessidade de apoio da rede de cuidados continuados e a importância do apoio e da comunicação com o doente e a família nesta fase.

“Cancro sem Temor” é um projeto inédito do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

Categorias:AGENDA, Saúde