Loulé

QUERENÇA | Cortiça Nacional reveste Ombria Resort

Num compromisso com a sustentabilidade, o Ombria Resort aposta em materiais de construção com características únicas, como a cortiça portuguesa. Um projeto de imobiliário de luxo, em harmonia com a natureza, pioneiro de uma nova geração de resorts de baixa densidade, em que o apoio ao meio ambiente e à comunidade local são prioridades.

O Ombria Resort está comprometido com a missão da sustentabilidade e proteção da natureza, movido por valores como a responsabilidade económica, ambiental e social, de forma a implementar um empreendimento naturalmente excecional em harmonia com a paisagem envolvente e as comunidades locais do Barrocal Algarvio. A partilha da mensagem de responsabilidade social e ambiental é fundamental para a experiência vivida no Ombria Resort. Neste sentido, o resort algarvio conta na sua construção com o revestimento térmico Diathonite Thermactive da Diasen, reconhecida pela qualidade dos seus produtos ecológicos, naturais, 100% seguros, à base de elementos como a cortiça portuguesa e a cal, para o máximo conforto térmico e segurança na construção de imóveis.

A cortiça presente nos edifícios do Ombria Resort é extraída em Portugal, reconhecido como o principal produtor mundial de cortiça, representando 50% da produção mundial e 60% das exportações. A cortiça não se altera por efeito da humidade, evitando a formação de condensação e abranda a propagação do som assegurando o isolamento acústico. Reduz, também, as trocas de calor, tornando a casa mais fresca no verão e mais quente no inverno, ao replicar a genialidade dos processos naturais que são a essência da “construção mediterrânica”. Devido à sua natureza enquanto casca protetora, resiste ao fogo, aos insetos e ao mofo. Além disso, oferece requisitos extraordinários de durabilidade e saúde dos ambientes domésticos: uma vez que não acumula cargas elétricas, evita os sedimentos de poeira causadores das alergias, cada vez mais generalizadas e omnipresentes. “Ao escolher materiais naturais como a cortiça, o Ombria Resort está a trabalhar para garantir a preservação do santuário em que vivemos, de forma que também as gerações vindouras possam desfrutar desta experiência única. Temos uma das mais baixas densidades de construção (3,5%) e os mais altos padrões de qualidade de construção de qualquer desenvolvimento na Europa (certificado energético A ou A+)”, refere Júlio Delgado, CEO do Ombria Resort. 

“A este material natural com propriedades únicas, versátil e sustentável, juntam-se outros produtos, tal como a cal, permitindo criar o melhor ambiente que o homem pode ter no espaço onde vive: confortável, protegido da humidade, das oscilações térmicas e por isso potenciando a sua saúde e bem-estar”, explica Júlio Delgado A cal é obtida através da cozedura da marga natural e endurece mesmo na presença da água. Desta forma, o produto beneficia da presença de um único aglutinante capaz de absorver e libertar humidade, desempenhando uma função de regulação em linha com a ideia moderna de conforto habitacional.

As características “tradicionais” da cal tornam-na biocompatível e adequada para as edificações, usadas centenariamente ao longo da história das construções algarvias, garantindo-lhes resistência mecânica, ação antibacteriana, respirabilidade e resistência ao fogo.

Sobre o produto Diathonite Thermactive.037

O Diathonite Thermactive.037 da Diasen é considerado atualmente o reboco com cortiça mais inovador e eficiente no mercado (ʎ = 0,037 W/mK) com durabilidade centenária e máxima segurança (reação ao fogo classe A1). Este material é assim o resultado de uma combinação da natureza com a tecnologia que deu origem a uma formulação capaz de melhorar exponencialmente o conforto das nossas casas, assegurando o equilíbrio, a saúde, a harmonia e a durabilidade.

A formulação de Diathonite Thermactive.037 é fruto de uma intuição que vem de muito longe: projetar e realizar um reboco térmico inovador, capaz de se diferenciar pela natureza e pelo método de aplicação e totalmente em linha com as estratégias de sustentabilidade e baixo impacto ambiental das empresas.

O bem-estar dos ambientes provém também da dinâmica dos materiais. O “037” é o valor da condutividade térmica. Isto permite-nos saber qual o nível de isolamento térmico fornecido por um material, ou seja, em que medida o nosso ambiente está protegido do frio e do calor. Quanto menor o lambda, maior a capacidade isolante do produto. O lambda 0,037 é um dos mais baixos do mundo dos rebocos: o que é natural é belo, confortável e protetor.

Viceroy Residences Ombria Resort: “Melhor Projeto Residencial Sustentável em Portugal”

Situado no interior do concelho de Loulé, entre Querença e Tôr, o empreendimento de luxo Ombria Resort viu distinguidas, em 2019, as Viceroy Residences como o “Melhor Projeto Residencial Sustentável em Portugal”, pelo “European Property Awards”.

Esta categoria reflete a importância da sustentabilidade no setor imobiliário, ao responsabilizar-se pelas suas práticas em termos económicos, ambientais e sociais.

As “Viceroy Residences at Ombria Resort”, desenhadas à semelhança de uma aldeia algarvia, perfeitamente inseridas nas colinas, apresentam uma visão única e sustentável. Constituídas por 65 apartamentos, a exploração turística é assegurada pela cadeia norte-americana Viceroy Hotels & Resorts e integrados no hotel de 5 estrelas Viceroy at Ombria Resort.

Ombria Resort

Localizado a 7 km a norte de Loulé, o Ombria Resort tem por objetivo ser pioneiro de uma nova geração de resorts de baixa densidade de construção, em que a sustentabilidade, o meio ambiente e o apoio à natureza e património local são prioridades. A densidade total de construção do Ombria Resort é extremamente baixa – cerca de 3,5% numa área total de 153 hectares, o que o torna num dos empreendimentos com mais baixa densidade de construção na Europa.

O conceito e design de baixa densidade, a utilização das técnicas da arquitetura bioclimática para aproveitar melhor as condições climáticas, o uso de fontes renováveis, a certificação energética e ambiental e o respeito pelo ambiente e tradição local são os princípios fundamentais do Ombria Resort.

Até 2030 o Grupo Pontos vai investir um total de 260 milhões de euros ao longo de 3 fases. Quando as 3 fases estiverem construídas, o Ombria Resort será composto por cerca de 380 imóveis (apartamentos, moradias geminadas ou em banda e moradias isoladas), um hotel de 5 estrelas (atualmente em construção e com abertura prevista para o segundo semestre de 2022) e um campo de golfe de 18 buracos (já construído).

Terá ainda um vasto conjunto de instalações de lazer e entretenimento, como área para agricultura biológica, apicultura, observatório astronómico, piscinas aquecidas, caminhos/trilhos para passeios pela natureza ou BTT e um clube de praia numa das praias próximas.

Sobre o Ombria Resort

Com abertura da primeira fase prevista para a Primavera 2023, o Ombria Resort é um novo empreendimento de luxo, com 153 hectares de área total rodeado por uma paisagem serena e natural de colinas verdes, ribeiras e florestas de árvores exuberantes, localizado no Algarve, a 7km a norte de Loulé e a 20km das praias e do aeroporto de Faro.

O Ombria Resort tem por objetivo ser pioneiro de uma nova geração de resorts de baixa densidade de construção, em que a sustentabilidade, a proteção do meio ambiente e o apoio ao património local são prioridades. O Ombria Resort, que está a ser construído respeitando os mais elevados padrões internacionais de design, serviço, qualidade e instalações disponíveis, inclui:

  • O complexo hoteleiro de 5 estrelas Viceroy at Ombria Resort e Viceroy Residences at Ombria Resort, incluindo spa, instalações de saúde e fitness, vários restaurantes e bares, centro de conferências e piscinas aquecidas;
  • Três fases de imobiliário diferentes com um total de cerca de 380 imóveis, incluindo moradias de luxo, vivendas, moradias geminadas e apartamentos com preços a partir de cerca de 595.350€.
  • Campo de golfe de 18 buracos, desenhado pelo arquiteto Jorge Santana da Silva, incluindo Clubhouse;
  • Instalações de lazer e entretenimento, como área de agricultura biológica, instalações de apicultura, observatório astronómico, clube de praia numa das praias próximas, percursos pela natureza para caminhadas e passeios de bicicleta e outras instalações desportivas.

Mais informações em: www.ombria.com

Sobre o Pontos Group:

O Pontos Group é uma empresa finlandesa familiar que investe em projetos imobiliários, empresas em crescimento e private equity, cuidadosamente selecionados, em diferentes setores na Finlândia, nos países bálticos e em Portugal. O seu objetivo principal é garantir um crescimento sustentável em todas as suas parcerias e investimentos. O portfólio imobiliário do Pontos Group abrange empresas como a LAK Real Estate, que desenvolve atualmente a área de Aviapolis, no aeroporto de Helsínquia e investimentos diretos como o shopping center Viru Keskus e o Sokos Hotel Viru, que oferecem acomodações versáteis, área de compras e serviços de entretenimento no centro de Tallinn. O Pontos Group é propriedade de Ilpo Kokkila (Chairman of the Board) e Timo Kokkila (CEO).

Mais informações em: www.pontos.fi/

Categorias:Loulé, Turismo