AGENDA

Associação Portuguesa de Enoturismo promove Conferências, Debates e Provas de Enoturismo na BTL’22

Em análise estarão alguns dos temas mais pertinentes do sector e também provas criativas onde o conceito de enoturismo ganha um especial relevo. 

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) fez uma parceria com a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa e organizou um conjunto de conferências / Debates e Provas de Enoturismo, que se irão realizar durante o certame, na FIL, em Lisboa, entre os dias 16 e 20 de Março.

Além destas actividades, a APENO estará presente com um stand em parceria com o seu parceiro tecnológico (CRITEC) que desenvolveu conjuntamente um conjunto de atrações para os visitantes neste espaço, que certamente irão surpreender.

Nas conferências serão discutidos temas pertinentes ao sector, dos quais ‘Como criar um negócio de enoturismo’; ‘A sustentabilidade do Enoturismo’‘Enoturismo: sector sem lei?’ e ‘Casos de Sucesso do Enoturismo’. Além disso, será apresentada a ‘GWTO – Global Wine Tourism Organization (Organização Mundial de Enoturismo) um momento especial protagonizado pelo presidente desta instituição, o espanhol António José Vidal; e será apresentado o Plano Estratégico do Enoturismo 2022 idealizado pela APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo.

Outros momentos muito aguardados são as ‘Provas de Enoturismo’, durante as quais se apresenta o produtor de vinho, a sua história, a narrativa das visitas que se realizam na sua propriedade, e culmina numa prova de vinhos complementada com produtos regionais, tal qual como se estivessem na quinta ou herdade visitada.  Em destaque estão as provas do produtor Torre de Palma, de Monforte (Alentejo) que vai apresentar uma Prova de Enoturismo Virtual (com óculos em 3D) onde o participante terá a sensação de estar a visitar a adega. 

A programação das conferências, debates e provas de enoturismo poderão ser consultadas através do link:  https://btl.fil.pt/enoturismo/ ou no PDF em anexo. Apenas as provas de enoturismo necessitam de inscrição prévia, no mesmo link.

«A parceria com a BTL nasceu há dois anos mas nunca se chegou a concretizar por causa da pandemia. Mas, como há males que vêm por bem, agora participamos na BTL com toda a força e podemos mostrar muito mais, de forma mais organizada e objectiva», afirma Maria João de Almeida», Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO). «Vamos estar com um stand altamente tecnológico que vai surpreender e, além disso, vamos poder discutir alguns dos temas mais pertinentes do sector do enoturismo, que precisam de ser analisados e debatidos entre todos os players. Falamos muito de enoturismo mas não existem bases sólidas para desenvolver o sector. E o seu desenvolvimento é urgente. A APENO nasceu para isso mesmo, somos a única associação dedicada exclusivamente ao Enoturismo e estamos aqui para trabalhar eficazmente para chegarmos mais longe e sermos uma referência a nível mundial», conclui.

Do programa fazem parte conferências / debates e actividades diárias, sendo que para as provas de Enoturismo é necessária inscrição prévia no mesmo link  https://btl.fil.pt/enoturismo/

Categorias:AGENDA, Turismo