Consumidor

Hisense apresenta o seu primeiro processador 8K baseado em inteligência artificial

  • O chip Hi-View HV8107 utiliza inteligência artificial para gerar imagens mais coloridas e fluidas.

Hisense, empresa líder em tecnologia de consumo, revelou o seu primeiro processador 8K baseado em inteligência artificial (IA) desenvolvido internamente. O chip, denominado Hi-View HV8107, conta com tecnologia AI-assisted para processar a saída de vídeo 8K, criando imagens mais coloridas e mais suaves quando deteta movimento.

Este anúncio representa um marco para a indústria em termos de qualidade de imagem e é um grande avanço no desenvolvimento e industrialização da tecnologia 8K dentro do domínio UHD.

Yu Zhitao, Vice-Presidente do Hisense Group e Presidente da Hisense Visual Technology disse: “2022 vai representar um ponto de viragem no mercado global da televisão, uma vez que os principais fatores competitivos da indústria passarão do preço e dimensão do ecrã para os chips utilizados e a qualidade da imagem”.

Mais de 15 anos a desenvolver chips de processamento

Em 2005, a Hisense desenvolveu com sucesso o seu primeiro chip de processamento de vídeo digital e o que a marca anuncia em 2022 marca a quinta geração destes processadores que atingem dimensões de desenvolvimento capazes de dar o salto de 4K para 8K pela primeira vez graças ao algoritmo de qualidade de imagem baseado em IA.

Não só o chip Hi-View HV8107 é capaz de suportar mais de 33 milhões de pixéis, mas o seu controlo de segmentação de 26.880 zonas e a sua poderosa IA podem efetivamente melhorar a definição, o contraste e o sentido tridimensional das imagens de TV, permitindo aos utilizadores desfrutar de uma experiência de visualização imersiva.
Para além do seu poder de processamento de 8K, o chip também pode fazer upscaling de conteúdo de 4K para 8K a 120 hertz e também se destaca nos detalhes da captura da trajetória de objetos em movimento de alta velocidade, melhoramento da cor da tez humana e redução do ruído.

O chip já está em produção em massa e será incluído na próxima série de produtos da gama de televisores da Hisense.

Categorias:Consumidor, Empresas