AGENDA

BTL’22 | NEST dá palco à Inovação no Turismo

O “What’s Next  Innovating Tourism”, evento organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, conta com um cartaz de excelência para pensar o futuro de um setor estratégico da economia portuguesa. A partir do palco BTL Labs, dedicado à Inovação, dezenas de especialistas de referência partilham as melhores ideias e práticas.

A sustentabilidade, as pessoas e a digitalização são temas críticos para o futuro do Turismo que serão desenvolvidos por especialistas e a que se junta uma visão exterior do setor para uma maior abertura dos horizontes. “Com o What’s Next – Innovating Tourism”, a inovação tem pela primeira vez um palco próprio na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022.

De 16 a 18 de março, a partir do palco “BTL Labs” –  a cargo do NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal – , mais de 40 experts de referência irão debater por onde passa o futuro do Turismo e partilhar as melhores ideias e práticas. Em paralelo à agenda na FIL, em Lisboa, o evento contempla ainda um conjunto de quatro sessões, a decorrer fora da BTL, que trazem a visão de líderes de outras áreas da sociedade e da economia para o Turismo.

Nesta série de conversas, os convidados especiais, que estando fora do Turismo têm um ponto de vista sobre este, contribuirão com a sua visão para o futuro do setor. Sustentabilidade, Revolução Digital, Saúde e Turismo e Ideias que mudam o Mundo são os tópicos para as sessões que serão disponibilizadas no canal de YouTube do NEST.

Assim, e em antecipação à BTL, a 14 de março, Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul e Prémio Pessoa 2021, e João Wengrovius Meneses, Secretário-geral do Business Council for Sustainable Development, tratam o tema da Sustentabilidade.

O dia 15 será dedicado à Revolução Digital com as intervenções de Inês Drummond Borges, CTO da Soane Sierra, e António Câmara, Chairman do YGroup. No dia 17 será a vez de Germano de Sousa, Médico, Professor e Gestor na área da saúde, e Maria de Belém Roseira, ex-Ministra da Saúde, debaterem o impacto da saúde no turismo.

O ciclo de sessões fecha, no dia 18 de março, com uma discussão sobre Ideias que mudam o mundo, a cargo de Juliet Kinsman, Travel & Eco Tips Condé Naste, e Joana Vasconcelos, Artista Plástica. Todas as sessões decorrem entre as 18h00 e as 20h00.

Palco de Inovação

Já no palco da BTL, entre as 14h30 e as 16h30 no dia 16 de março, a revolução digital junta operadores turísticos, empresas tecnológicas e um conjunto de startups que estão a mudar as regras e a reinventar soluções. No dia 17, a gestão de talento e a formação da nova geração de profissionais será o tema em destaque, contando com recrutadores, formadores e profissionais do setor. As respostas para as soluções de sustentabilidade num planeta em mobilidade são o tema em destaque a 18 de março, contando com vozes ativas na sociedade e no setor.

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e o diretor-executivo do NEST, Roberto Antunes, serão os anfitriões das sessões de abertura do “BTL Labs” ao longo dos três dias.

16 de março, 14h30-16h30: Digitalização

  • WOW – CULTURAL INNOVATION – Adrian Bridge, CEO Fladgate Partnership 
  • A ERA DA BIOMETRIA JÁ CHEGOU – Aaron Beeson, Diretor de Inovação ANA
  • IMPACTO DO 5G NO TURISMO – Miguel Adrego, Líder de equipa em novos negócios e inovação NOS
  • TECNOLOGIAS EMERGENTES AO SERVIÇO DO TURISMO – Rute Cardoso, Executiva de contas no Setor Público Microsoft
  • CALL TURISMO – Miguel Barbosa, Diretor de Investimentos Portugal Ventures
  • O PODER DO ANALYTICS NAS CIDADES – José Maria Garrett, Líder de Negócios de Análise NOS
  • PODE O BLOCKCHAIN REINVENTAR O TURISMO? – Fred Antunes, CEO RealFevr

17 de março, 14h30-16h30: Pessoas

  • DIVERSIDADE, ÉTICA E VISÃO: A LIDERANÇA TRANSFORMADORA – Chitra Stern, Presidente United Lisbon International School e Grupo Martinhal
  • AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS A MELHORAR A AUTONOMIA NO TRABALHO – António Neves, Industry Manager Google
  • CAPACITAÇÃO PARA TODOS: PROGRAMA UPGRADE 2.0 – Elisabete Mendes, Diretora do Departamento de Gestão Pedagógica e Inovação Escolas Turismo Portugal
  • OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO NO TURISMO – Gonçalo Regalado, Diretor de Marketing – Corporativo e PME Millenium BCP
  • COMO ATRAIR E RETER TALENTO EM 2022 – José Paiva, Cofundador e Presidente Landing Jobs
  • O PODER DOS DADOS É SEU! – Ana Casaca, Diretora de Inovação GALP
  • PORTUGAL SEM BARREIRAS: TURISMO INCLUSIVO – Nuno Leal, Presidente Accessible Portugal
  • Accessible Portugal

18 de março, 14h30-16h30: Sustentabilidade

  • THE FUTURE OF SUSTAINABILITY RELIES ON TOURSIMS- Juliet Kinsman, Editora de Sustentabilidade Condé Nast
  • THE JOURNEY – Luis Araújo, Presidente Turismo de Portugal
  • SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DAS EMPRESAS NA SOCIEDADE – Margarida Couto, CEO Vda | GRACE
  • SUSTENTABILIDADE HUMANA, UMA NOVA DIMENSÃO – Ricardo Leitão, Professor Auxiliar Convidado e Diretor Executivo Nova Medical School
  • FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL NO TURISMO – Paulo Rodrigues Brito, Diretor Coordenador – Gerente Sénior Banco BPI
  • LIDERAR A MUDANÇA NA MOBILIDADE – Pedro Mourisca, CEO Via Verde
  • CLEAN & SAFE: DO PASSADO AO FUTURO – Leonor Picão, Diretora Coordenadora Turismo de Portugal
  • LANÇAMENTO DE CAMPANHA TERMAS DE PORTUGAL – ESCAPADINHA – João Barbosa, Diretor Geral Termas de Portugal

“What’s Next – Innovating Tourism” é organizado pelo The Next Big Idea, plataforma de inovação, e conta com a SIC e o Expresso como parceiros de media.

Toda a informação está disponível em https://www.whatsnexttourism.pt/.

A BTL 2022 aposta em novos setores, como a inovação, cultura, enoturismo e turismo de natureza, mas dá também continuidade a áreas como o BTL LAB.

O BTL LAB, a cargo do NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, é um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação no turismo. Além de mostra de startups, o LAB é um importante palco de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.

A sua dinamização assenta em iniciativas complementares com o objetivo de pensar, debater e aplicar o futuro do turismo, uma indústria que procura o ressurgimento numa readaptação pós-pandémica e que, no caso português, corresponde a quase 20% do PIB.

Sobre o NEST:

Associação Privada sem Fins Lucrativos, fundada a 18 de fevereiro de 2019 por oito entidades – Turismo de Portugal, ANA Aeroportos, Brisa Via Verde, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS e BPI. Tem como pilares estratégicos a inovação cultural, o conhecimento digital e projetos piloto para o setor.

Sobre a BTL:

Promovida pela Fundação AIP, a 33ª edição da BTL – de 16 a 20 de março – pretende reforçar o seu estatuto de maior evento de turismo realizado em Portugal, contribuindo de forma decisiva para a retoma deste importante sector da economia portuguesa. Junta num só espaço mais de 1.400 expositores e mais de 70.000 visitantes, dos quais 35.000 são profissionais.

Categorias:AGENDA, Nacional, Turismo