AGENDA

Fernando Pessoa(s) no Dia Mundial da Poesia em Castro Marim

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, a Biblioteca Municipal de Castro Marim vai receber, no dia 20 de março, pelas 16h30, o espetáculo “Fernando Pessoa(s)”, um projeto que promete cruzar a literatura e o teatro enquanto viaja pela obra do mais universal poeta português.

A partir da “Mensagem” e outros textos de Fernando Pessoa, o espetáculo-leitura procura levar o público para uma reflexão sobre o nosso passado e presente, tentando encontrar um sentido para o glorioso passado de Portugal e a nação decadente do tempo de Pessoa, que no fundo faz a ponte para os nossos dias. A inquietação, o inconformismo, o sonho e a realidade, o amor, a busca e a mudança, temas tão próprios da condição humana e tão presentes na obra de Pessoa vão também ser trazidos a palco numa criação artística que reúne poesia, dramaturgia e encenação .

O espaço cénico e o ambiente sonoro são construídos a partir da reutilização de objetos de uso quotidiano, que adquirem novas funções e as novas tecnologias são colocadas ao serviço da criação artística, valorizando as suas potencialidades criativas.

O Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999, com o propósito de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo. A data promove uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

Categorias:AGENDA, Castro Marim