Saúde

Estudo pioneiro revela que cateteres pré-lubrificados têm impacto positivo na casuística das infeções do trato urinário

Dia Mundial da Incontinência Urinária assinala-se hoje, 14 de março

A empresa B. Braun alerta para a importância da utilização dos cateteres pré-lubrificados, por forma a prevenir as Infeções do Trato Urinário (ITUs) das pessoas com disfunções do trato urinário. Este alerta surge no âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária, que se assinala hoje, dia 14 de março.

Este estudo pioneiro, avaliou retrospetivamente mais de 5 mil doentes do Reino Unido que utilizaram cateteres intermitentes. Durante o período de exposição, os utilizadores de cateteres pré-lubrificados sofreram significativamente menos ITU (44.6%) em comparação com aqueles que utilizaram os cateteres hidrofílicos (55%). Os mesmos resultados foram verificados no subgrupo dos 18 aos 50 anos de idade. Os especialistas concluem que, no momento de escolher um cateter urinário intermitente e por questões de segurança, os médicos e as pessoas com ITUs não devem excluir os cateteres pré-lubrificados.

A recorrência de infeções do trato urinário é um dos principais problemas enfrentados. A utilização de técnicas e produtos adequados é essencial para melhorar a segurança das pessoas com disfunções do trato urinário.

Os cateteres são pequenos “tubos” que precisam de ser inseridos na uretra. Para que seja mais fácil a sua introdução, podem ser revestidos com produtos específicos. Há dois tipos de cateteres revestidos no mercado, o cateter pré-lubrificado e o cateter hidrofílico. Este estudo demonstrou que há diferença na ocorrência de ITUs de acordo com o tipo de cateter usado, uma conclusão importante para quem utiliza diariamente estes dispositivos.

As disfunções miccionais atingem pessoas com as mais variadas patologias e lesões, como é o caso das lesões medulares. Existem diversos fatores que contribuem para a retenção urinária nomeadamente: a obstrução do trato urinário, o enfraquecimento do músculo da bexiga ou complicações neurológicas. A obstrução do trato urinário pode ser sinal de doenças como hiperplasia prostática benigna, uma doença caracterizada pelo aumento de volume da próstata, que resulta na obstrução da uretra.

A empresa B. Braun dispõe de uma gama de cateteres leves – Actreen ® Hi-Lite – que podem ser dobrados e guardados dentro de uma bolsa discreta fornecida em cada caixa. São convenientes, uma vez que dispõem de duas opções de abertura adaptadas ao nível de destreza manual; disponibilizam o sistema “No touch”, com duas opções que permitem evitar tocar no cateter durante a utilização, prevenindo possíveis infeções.

Para mais informações consulte o artigo Symptoms suggestive of urinary tract infections among intermittent urinary catheter users: a retrospective, real-world analysis of a longitudinal patient database em: https://www.bbraun.pt/pt/produtos-e-terapias/cuidados-de-continencia-e-urologia/ssuti.html

Categorias:Saúde