Saúde

Dia Mundial do Sono | Lisboa no Top10 dos melhores lugares para uma boa noite de sono

Dormir o suficiente é vital para a saúde geral, o bem-estar mental e o combate à infeção. Para identificar quais as cidades que estão a descansar melhor, a retalhista de lentes de contato Lenstore analisou onde no mundo as pessoas estão a dormir facilmente.

Antes do Dia Mundial do Sono (18 de março), a Lenstore analisou as melhores e piores cidades para dormir, analisando temperatura, umidade, níveis de poluição luminosa, horas de trabalho, qualidade do ar e muito mais. O estudo também revela quanto sono as pessoas estão a perder ao longo de sua vida.

O sono pode parecer um aspeto tão normal da vida que pode parecer uma palermice falar sobre isso! Pode ser um dos aspetos mais banais e subestimados da vida das pessoas. Mas para aqueles que têm problemas recorrentes de sono, dormir o suficiente pode ser um verdadeiro desafio e afetar tudo o resto na vida. O Dia Mundial do Sono tem como objetivo considerar e ajudar aqueles que têm problemas de sono. É útil para educar pessoas em todo o mundo sobre a importância do sono, bem como mudar a maneira como as pessoas veem e experimentam o sono, dando-lhes recursos valiosos para ajudá-las nas suas vidas diárias.

O estudo pode ser visto aqui: https://www.lenstore.co.uk/eyecare/the-value-of-sleep-on-your-health

As 10 melhores e piores cidades para dormir:

ClassificarMelhorPior
1CanberraWashington, EUA
2ÁustriaSantiago
3LuxemburgoSan Jose
4JerusalémVarsóvia, Polônia
5Tóquio, JapãoBogotá
6VilniusBudapeste
7BernParis
8CopenhagueBruxelas
9Lisbon, PortugalRoma, Itália
10Estocolmo, SuéciaLondres, Reino Unido

O sono é uma mercadoria valiosa no mundo moderno. Com o barulho, a poluição da luz e o estresse impedindo muitos de nós de ter uma noite completa de sono, é mais importante do que nunca tentar obter oito horas completas.

Embora alguns possam recorrer a medicamentos, exercícios ou atividades como yoga para ajudá-los a afastarem-se, um ambiente propício ao sono pode ser muito benéfico para ajudar a desligar.

Como o sono também é vital para manter uma visão saudável, os especialistas em olhos Lenstore investigaram quais as cidades do mundo oferecem as melhores oportunidades para descansar.

Com base em números como o nível de poluição luminosa, a qualidade do ar e a saúde mental da população, a pesquisa abrange o sono em cada cidade – mas também rastreia o quanto de sono estamos desistindo todas as noites como resultado de condições precárias.

Canberra é a melhor cidade do mundo para dormir

Embora seja possível se adaptar ao sono em quase qualquer lugar, as condições ideais podem tornar muito mais fácil se afastar.

Estas são as principais cidades onde os moradores – e potencialmente visitantes – podem descansar:

As 5 melhores cidades para uma boa noite de sono são:

  1. Canberra, Austrália – A capital australiana é classificada como o melhor de todos os locais pela sua menor quantidade de luzes noturnas e poluição sonora, que tem uma pontuação de 80,82 de 100.
  2. Viena, Áustria – Ocupando o topo dos 10 locais pelos seus baixos níveis de ruído, Viena é um ótimo lugar para descansar, apesar do número de procura por comprimidos para dormir na metade superior dos resultados.
  3. Luxemburgo City, Luxemburgo – Apenas 7,6% dos residentes no Luxemburgo trabalham mais de 48 horas por semana, e também possui a sexta melhor qualidade do ar de todos os locais analisados.
  4. Jerusalém, Israel – Jerusalém tem o clima ideal para dormir, com a temperatura mais próxima do ideal (19,2°C em comparação com 18,3°C) e a umidade mais baixa.
  5. Tóquio, Japão – O Japão tem o menor número de pessoas que precisam de medicamentos, com um dos menores volumes de procura de comprimidos para dormir por 100.000 pessoas em apenas 18 pesquisas por 100.000 pessoas.

A Capital dos EUA é o pior lugar para encontrar alguns olhos fechados

Por outro lado, os piores locais para obter uma noite de descanso são os seguintes:

  1. Washington, EUA – Mais pessoas estão procurando por “pílulas para dormir” em Washington do que em qualquer outro lugar coberto pela pesquisa, com 224 pesquisas por 100.000 pessoas.
  2. Santiago, Chile – A qualidade do ar em Santiago é classificada como a pior, com uma pontuação de apenas 17,72 de 100.
  3. San José, Costa Rica – San José teve a maior umidade listada, com média de 83%.
  4. Varsóvia, Polônia – Varsóvia sofre tanto da má qualidade do ar quanto da alta umidade.
  5. Bogotá, Columbia – 27,80% da população de Bogotá trabalha mais de 48 horas por semana, a segunda maior da pesquisa depois da Cidade do México.
  6. Budapeste, Hungria – A umidade de Budapeste e problemas moderados com ruído e luzes os mantêm acordados à noite.
  7. Paris, França – Paris sofre de barulho e luzes noturnas, bem como pior qualidade do ar.
  8. Bruxelas, Bélgica – Bruxelas é uma cidade movimentada com muito barulho e luz, mas também é uma das piores para a umidade.
  9. Roma, Itália – Como várias das maiores cidades da pesquisa, Roma sofre de ruído e luz durante a noite, bem como da má qualidade do ar.
  10. Londres, Reino Unido – Sem surpresa, a capital do Reino Unido tem problemas com barulho e luz à noite, provavelmente devido à sua população ocupada.

Perder o sono com o tempo

A pessoa média tem seis horas e 54 minutos de sono todas as noites de acordo com estudos, e embora isso possa parecer relativamente normal, devemos ter oito horas completas. Isso significa que perdemos uns impressionantes 66 minutos de descanso de qualidade diariamente.

Esses números acumulam-se significativamente durante longos períodos – este é o tempo de sono que pode estar a sacrificar:

Período de tempoHoras de sono perdidas em média
1 noite1 hora e 6 minutos
1 semana7 horas e 42 minutos
1 mês33 horas
1 ano401 horas e 30 minutos
5 anos2.008 horas 38 minutos
10 anos4.017 horas 12 minutos
20 anos8.035 horas 30 minutos
50 anos30.619 horas e 17,2 minutos


Como a falta de sono pode afetar sua visão?

Roshni Patel BSC (Hons) MCOptom comenta sobre a importância do sono na sua visão.

“O sono é importante quando se trata de proteger sua visão, e a falta de descanso pode apresentar rapidamente sinais e sintomas em seus olhos, incluindo círculos escuros, pálpebras caídas, olhos contraídos ou espasmos e olhos inchados. A falta de sono também pode aumentar suas chances de desenvolver uma infecção no olho.

“Perder mais de 30.000 horas de sono ao longo de 50 anos é ao mesmo tempo surpreendente e chocante, e sem dúvida terá efeitos não apenas na saúde e bem-estar geral.”

Mas não são só seus olhos que sofrem. Joe Mitton, Personal Trainer e proprietário da Mitt-Fit ressalta a importância do sono em nossa saúde:

“O sono desempenha um papel vital em nossa saúde física e mental por razões positivas e negativas. O sono insuficiente dificultará sua recuperação, foco, estresse e níveis de energia, além de afetar seu equilíbrio hormonal, com os casos mais graves de insônia até levando a condições psiquiátricas, bem como muitas consequências desfavoráveis para a saúde.

E isso pode afetar sua acuidade mental, também, como comenta Suzanna Guest, Psicóloga Ocupacional:

Sabemos que o sono pode afetar nossa função cognitiva. Se tivemos uma noite ruim de sono, a concentração será prejudicada, e isso também pode afetar nossa memória e capacidade de tomar boas decisões. Além disso, a falta de sono pode tornar nossas reações mais lentas, e também somos mais facilmente estimulados. Isso pode tornar tarefas exigentes mais difíceis e possivelmente perigosas.

Então, como sua cidade se compara aos outros quando tem uma boa noite de sono e você está se certificando de que está recebendo o resto que precisa?

Uma lista completa das melhores e piores cidades para uma boa noite de sono pode ser encontrada aqui.

Metodologia

Analisamos 36 cidades globais por oito métricas diferentes contribuindo para ter uma boa noite de sono. As métricas incluem:

  1. Qualidade do ar
  2. % das pessoas com depressão
  3. Níveis de umidade
  4. Temperatura média
  5. % dos funcionários que trabalham mais de 48 horas semanais
  6. Volume de pesquisa para ‘pílulas para dormir’
  7. Problemas de luz noturna e ruído
  8. Poluição luminosa

Em seguida, analisamos a população da cidade, temperatura ideal e umidade para dormir para determinar o quão perto cada cidade estava dos números ideais.

Também descobrimos o tempo médio de sono por noite versus a quantidade recomendada para determinar quantas horas e minutos estavam sendo perdidos durante um longo período de tempo.

Você pode ver os dados com mais detalhes aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1YnrOtoUJXIX4mEwspScti4G0Gc6dvPQkABGhPvillcc/edit#gid=790763788

Todas as fontes podem ser encontradas abaixo:

https://www.numbeo.com/pollution

https://ilostat.ilo.org/data/country-profiles/

https://worldpopulationreview.com/country-rankings/depression-rates-by-country

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_average_yearly_temperature

https://weather-and-climate.com/

https://www.lightpollutionmap.info/LP_Stats/

Google Keyword Planner

https://worldpopulationreview.com/world-cities

https://www.sleepfoundation.org/bedroom-environment/best-temperature-for-sleep#:~:text=The%20best%20bedroom%20temperature%20for,for%20the%20most%20comfortable%20sleep.

https://www.breatheright.com/causes-of-congestion/how-humidity-affects-sleep.html#:~:text=The%20ideal%20humidity%20for%20sleep,make%20you%20hot%20and%20sweaty.

https://www.chemist-4-u.com/sleep-study/#div3

Categorias:Saúde