AGENDA

MAR Shopping Algarve recebe rastreios gratuitos de audiologia e a lesões posturais

  • Iniciativa de deteção precoce vai acontecer ao longo do ano nos centros MAR Shopping
  • Centros da Ingka Centres em Portugal estão a divulgar rastreios junto das comunidades e parceiros sociais com vista a envolver faixas da população cujo acesso a ações de prevenção é limitado

Os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos continuam a disponibilizar todos os meses rastreios de saúde e relaxamento gratuitos com o objetivo de sensibilizar as comunidades em que estão inseridos para a importância da deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, bem como aconselhar para boas práticas em matérias de saúde e bem-estar. Em março, o MAR Shopping Algarve terá uma ação de sensibilização para uma melhor postura no trabalho e identificação de lesões profissionais e o MAR Shopping Matosinhos recebe um rastreio à audição.

Os rastreios realizam-se todos os meses nos centros MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos. As ações de sensibilização de março terão lugar no último fim-de-semana do mês, dias 26 e 27, entre as 11h00 e as 19h00. No MAR Shopping Algarve, os visitantes poderão aceder à iniciativa junto à Farmácia e Clínica HPA (piso 0) e, no MAR Shopping Matosinhos, no piso -1 (junto à Re-food). O acesso funcionará por ordem de chegada. Os visitantes poderão ter acesso à agenda detalhada dos dois centros no seu website oficial.

No MAR Shopping Algarve, o rastreio será desenvolvido pelo Centro de Terapias S. Natural e incidirá sobre a postura e lesões profissionais (como no túnel cárpico, no supraespinhoso, entre outras lesões). As dores nas costas surgem muitas vezes como consequência do trabalho diário que executamos e, de acordo com as estatísticas, atingem 70% da população ativa em Portugal, que tem de estar sentada em frente a uma secretária pelo menos 8 horas por dia, de forma continua e com posturas pouco corretas para a saúde da coluna. Este cenário foi agravado pela pandemia, porque agora o trabalho e as aulas são feitos em casa, onde temos menos recursos que num escritório para manter uma postura correta.

Perda auditiva afeta cerca de 10% dos portugueses

Por sua vez, o MAR Shopping Matosinhos recebe a Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto num rastreio de audiologia. A perda auditiva afeta cerca de 10% da população portuguesa, estimando-se que afete cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. A causa deste extraordinário aumento deve-se ao facto de estarmos cada vez mais expostos a ruídos no nosso dia a dia. Isso também significa que a perda auditiva não se limita a ser um problema que surge com a idade. Cada vez mais jovens sofrem de problemas de audição.

As dificuldades auditivas podem afetar a atividade profissional, a convivência social e a qualidade de vida.

A agenda de rastreios manter-se-á ao longo do ano 2022 e os interessados encontram-na disponível e sempre atualizada no website dos centros MAR Shopping – www.marshopping.com.

Categorias:AGENDA, Loulé, Saúde