AGENDA

JAT – Janela Aberta Teatro comemora o Dia Mundial do Teatro em Albufeira

Para assinalar as comemorações do Dia Mundial do Teatro, o Colectivo JAT, junto com o Município de Albufeira, apresenta o espectáculo ‘Asas de Papel’ no dia 26 de Março às 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira e promove um Workshop de Mimo Contemporâneo, no dia 27 de Março às 10h no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

As iniciativas são ambas de acesso gratuito, sujeitas à lotação.

‘Asas de papel’ foi recentemente apresentado em Faro, no IPDJ, com três sessões praticamente esgotadas. Um mimodrama mágico, sem palavras, que conta a história de mãe e filha que, absorvidas pelo ritmo diário do quotidiano moderno, acabam por afastar-se uma da outra. A mãe, escrava do trabalho, desconecta-se do seu lado humano, enquanto a filha se refugia num livro, que será a sua companhia e uma janela para mundos fantásticos. Através da leitura, estímulo à curiosidade e imaginação, a filha encontra personagens, aventuras, companhia e um contacto puro consigo mesma e com um mundo esquecido por aqueles adultos que renunciaram à sua parte mais íntima e pura. O entusiasmo da criança pela descoberta dos livros contagiará a sua mãe, permitindo que ela recupere sua humanidade, o sentido da vida e seu relacionamento com a filha. 

Um trabalho de sincronia coreográfica, num espaço vazio, onde o mimo e a interpretação colocam-se ao serviço de uma profunda mensagem sobre os riscos da mecanização da sociedade e da desumanização do indivíduo. Uma emocionante história de amor, imaginação e esperança.

Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa encenam este mimodrama, que conta com interpretação de Bruna Pinheiro, Diana Bernedo, Ilda Nogueira, Jorge Oliveira, Laura Parneva e Vasco Seromenho.

Sobre o workshop
O workshop, com lotação máxima de 20 participantes e mínima de 6 e destinado a maiores de 12 anos, requer inscrição para o email cultura@cm-albufeira.pt.
Com duração de 3 horas e ministrado por Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, esta formação destina-se a todas as pessoas, com ou sem experiência. Para os que queiram investigar ou explorar uma carreira de teatro e de interpretação, mas também para aqueles que querem aumentar as suas capacidades artísticas, expressivas e criativas. Visa introduzir as ferramentas e princípios fundamentais para a representação teatral, através de variadas disciplinas e linguagens, de diversas origens e culturas, com uma base e natureza comuns – a linguagem física e corporal sem linguagem falada. Da exploração do movimento ao Mimo Cénico, da Pantomima à interpretação, passa-se pela improvisação e pela criação, com o intuito de dotar o grupo de diferentes linguagens cénicas, para despertar a criatividade e criar elenco. Abordaremos as metodologias de Étienne Decroux, Marcel Marceau, Jacques Lecoq, entre outras.

Ainda no âmbito deste espectáculo, serão plantadas pelo elenco e equipa artística 3 árvores, no Município de Faro, como medida para atenuar a pegada carbónica provocada pelas deslocações. Esta é uma acção adoptada pelo Colectivo JAT no presente ano para contribuir para uma sociedade e ecossistema mais equilibrados.

Sobre o JAT

O JAT – Janela Aberta Teatro é uma companhia de teatro sediada em Faro que nasceu do desejo de formar uma companhia especializada em Teatro Físico. Um teatro onde a fisicalidade do artista cénico assume especial relevância, e a pesquisa do corpo poético e extra-quotidiano é colocada ao serviço de novas dramaturgias. Um teatro que não necessita do uso da palavra, mas que não a deixa de parte. A companhia é dirigida por Diana Bernedo, actriz e encenadora basca, e Miguel Martins Pessoa, actor e encenador português. Entre as suas criações originais destacam-se os espectáculos Algo de Macbeth, As Bodas de Prata do Conde Baldinski, Filhos da evolução, Cocktail, Cinema Miami, Sai da Frente.

Paralelamente à criação de espetáculos, o JAT desenvolve um forte projeto de Formação Teatral no Algarve, com a oferta de um leque de oficinas, onde se aprofundam disciplinas variadas do Teatro em geral, e do Teatro Físico em particular, sendo solicitada para dirigir oficinas e workshops em Portugal, Inglaterra, Espanha e Itália. É organizador do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, que teve a sua primeira edição em 2021.

Categorias:AGENDA, Albufeira