Desporto

QUARTEIRA | José Pedro Pinto no pódio do Campeonato de Portugal de Karting Toyota

Jovem piloto de Quarteira destaca-se entre 90 concorrentes em Viana do Castelo

José Pedro Pinto foi um dos principais protagonistas da prova de abertura do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, que contou com 90 participantes, no Kartódromo de Viana do Castelo. O jovem piloto do Algarve, de apenas 9 anos, apesar de ter de se adaptar rapidamente a um conjunto de novidades, começou logo por se notabilizar no primeiro dia de competição, tendo no segundo dia exibido todo o seu talento, que o levou a conquistar o lugar intermédio do pódio.

Desde que se iniciou no Karting de competição, José Pedro Pinto cedo mostrou o seu talento, provando-o com apenas 6 anos de idade, ao conquistar o seu primeiro título no Troféu Easykart de 2019, que passou pelas pistas do Bombarral, Palmela e Évora.

Apesar das restrições devido à pandemia, o jovem piloto de Quarteira não perdeu o seu jeito natural para o Karting, dado que em setembro do ano passado, após uma longa paragem, bateu toda a concorrência na quarta prova do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Cadete 4T, na pista no Bombarral, e, dois meses depois, garantiu o segundo lugar do pódio na emblemática Taça de Portugal, disputada no Kartódromo Internacional de Leiria.

Face a estes resultados, José Pedro Pinto está a disputar o Campeonato de Portugal de Karting Toyota 2022 da categoria Cadete 4T e já é apontado pelos aficionados da modalidade, como um dos principais candidatos ao título, tendo em conta a sua
prestação na primeira jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo.

Sem conhecer a pista minhota, o jovem piloto do Algarve foi logo o segundo mais rápido nos treinos cronometrados e o terceiro a ver a bandeira xadrez na manga de qualificação, tendo, contudo, sofrido uma penalização que o relegou para o sétimo lugar. Na Final, José Pedro Pinto não baixou os braços e encerrou o top-5.

No segundo dia de competição, José Pedro Pinto foi o quinto mais rápido nos treinos cronometrados, terminou a manga de qualificação no quarto lugar e na Final fez uma corrida muito positiva que lhe permitiu conquistar o segundo lugar do pódio.

“Nesta prova tive de me adaptar a muitas coisas novas. Para além de não conhecer a pista, estreei-me a correr com uma nova equipa, a Parolin Portugal, com um novo chassis e com um novo mecânico, o Rui Pedro. Agradeço o apoio de todos, à minha família e, sobretudo, aos meus patrocinadores por apostarem em mim”, destacou o jovem piloto quarteirense, que irá agora preparar a segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, que se realizará nos dias 23 e 24 de abril, no
Kartódromo Internacional de Leiria.

Categorias:Desporto, Quarteira