S. Brás de Alportel

Município de São Brás de Alportel apresentou Gabinete de Intervenção Sénior da Universidade do Algarve

São Brás de Alportel partilhou  boas práticas ao Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável

O Município de São Brás de Alportel participou no Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável que a Universidade do Algarve (UALg) promoveu na passada sexta-feira, 18 de março, no Campus de Gambelas.

Este encontro regional teve por propósito promover e divulgar as melhores práticas da região do Algarve no âmbito do envelhecimento ativo e saudável e fomentar o diálogo e o debate na procura de melhores soluções e abordagens para a melhoria da qualidade de vida da população sénior.

O Município de São Brás de Alportel participou, mediante a Unidade de Serviços Sociais, com a apresentação do trabalho realizado pelo Gabinete Municipal de Intervenção Sénior na exposição de Inovação e Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing.

Recorde-se que o Gabinete de Intervenção Sénior (GIS) foi criado, em 2013, para reforçar o trabalho de defesa da população sénior, num trabalho em parceria com um largo conjunto de entidades, sob coordenação da Câmara Municipal.

Com sede no Centro de Apoio à Comunidade, na Rua Serpa Pinto, n. 29, o GIS trabalha numa lógica de proximidade, dedicando a sua intervenção, em prol da proteção e promoção do bem-estar e qualidade de vida da população sénior. Um trabalho realizado em parceria com um conjunto de entidade, que permite multiplicar recursos e serviços para apoio aos cidadãos seniores do concelho, em particular dos que se encontram em situação de vulnerabilidade, e promove diversas atividades de sensibilização, lúdicas e desportivas.

Ao longo destes quase 10 anos, o GIS já apoiou mais de uma centena de pessoas idosas, contribuindo para a resolução das mais diversas problemáticas e necessidades do seu público-alvo e para a garantia do seu bem-estar e dignidade.

Durante a pandemia COVID-19 adaptou os seus serviços tendo criado a Linha da Amizade, uma linha telefónica vocacionada para a escuta, esclarecimento e apoio à pessoa idosa.

Um trabalho que contribuiu para a atribuição do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

No Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável foram ainda apresentadas as melhores candidaturas e anunciados os vencedores do Prémio de Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing e onde foram dinamizados painéis sobre as temáticas: Saúde, território inclusivo, coesão e participação social, economia grisalha e desafios e oportunidades – envelhecer na região do Algarve.