AGENDA

Obesidade é fator de risco para desenvolvimento de cancro

Espaço 360º Algarve promove sessão informativa

“Saúde em Dia: Obesidade e Cancro – Prevenir é o melhor remédio” é o tema da próxima sessão informativa, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro e com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

A iniciativa, que se dirige à comunidade idosa algarvia, tem lugar no próximo dia 29 de março, às 15h00, no Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, conta também com transmissão online para os Centros de Dia e Instituições Residenciais para Idosos envolvidos no projeto.

A sessão pretende promover a literacia em saúde sobre a obesidade e o seu impacto no aumento de risco de cancro, através de informação credível, simples e objetiva. Com efeito, há vários fatores que poderão explicar esta relação, por um lado, o facto de a obesidade estar associada a hábitos alimentares pouco saudáveis, por outro,  as próprias alterações nas células e tecidos com excesso de gordura, que facilitam o desenvolvimento e crescimento de tumores, e as alterações hormonais que podem funcionar como fator de crescimento para algumas células tumorais.

Pretende-se por isso, sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção primária, assente na adoção de estilos de vida saudáveis através de uma alimentação cuidada e de atividade física regular.

De acordo com dados recentes, 67,6% da população portuguesa apresenta excesso de peso ou obesidade, colocando Portugal no quarto lugar da lista dos países da OCDE com mais obesos.

Considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma epidemia, a obesidade afeta a longevidade e a qualidade de vida, sendo um fator de risco para várias comorbilidades: além de aumentar o risco de morte por covid-19, estima-se que aumente o risco até 80% dos casos de diabetes tipo 2, até 35% dos casos de doença cardíaca isquémica, até 55% dos casos de hipertensão arterial e até 40% dos casos de cancro na Europa.

A sessão conta com a presença de Ana Fortuna e Filipa Simões, médicas internas da área de Oncologia e Esperança Pereira, técnica da Liga contra o Cancro – Grupo de apoio de Faro, para explicar a relação entre obesidade e cancro, destacar a importância da prevenção primária e secundária e dar a conhecer os serviços e equipamentos de apoio ao doente.

A sessão “Saúde em Dia: Obesidade e Cancro” está enquadrada na atividade “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui 

Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve

O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plata521forma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.

Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.

Este projeto tem como objetivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde. Para mais informações visite: https://plataformasaudeemdialogo.org/espaco-saude-360-algarve/ ou https://pt-pt.facebook.com/plataformasaudeemdialogo/

Categorias:AGENDA, Algarve, Saúde