A Comissão de Caridade do Old Village, em Vilamoura, acaba de concretizar mais uma ação de solidariedade, neste caso a favor das vítimas do conflito na Ucrânia, com uma verba de 7.229,84 €, investida em medicamentos e material hospitalar.


Sob a coordenação de médicos de nacionalidade Ucraniana, que trabalham em hospitais Portugueses, e com a colaboração da Farmácia Algarve (Quarteira), foi elaborada uma lista de medicamentos e material hospitalar destinado a suprimir as necessidades de emergência na Ucrânia. A Comissão de Caridade do Old Village, representada por Célia Mendes, Pam Foster e Pat Mady, procedeu à entrega, no passado dia 24 de Março, de 16 caixas de medicamentos e equipamento médico ao Centro Autárquico de Quarteira, onde estiveram presentes nessa ocasião o Doutor Andriy Krystopchuk (médico Ucraniano interno do Hospital de Faro), uma voluntária da Associação Doina e representantes da Farmácia Algarve (Quarteira).
Em declarações ao PlanetAlgarve, Célia Mendes, referiu que “a Comissão de Caridade do Condomínio do Old Village, Vilamoura, surgiu há cerca de 6 anos, por iniciativa de um casal de britânicos, proprietários no Condomínio do Old Village, com a finalidade de prestar apoio e promover ações de solidariedade no Concelho de Loulé. Os fundos angariados pela Comissão resultam de donativos efetuados por cerca de 50% dos Proprietários do Old Village, que contribuem com um valor simbólico de 5,00 € por trimestre. Durante os primeiros 3 anos, os fundos angariados pela Comissão foram entregues, anualmente, à “Associação Akredita em ti”, situada no bairro da Abelheira, em Quarteira, e afirma ter sido muito gratificante acompanhar este projeto e o excelente trabalho de apoio e integração que tem sido feito pelos responsáveis pelo mesmo.
Entretanto, devido ao contexto pandémico e as medidas restritivas impossibilitaram que a Comissão se reunisse e tomasse decisões sobre o destino da totalidade do montante angariado, correspondente aos últimos 3 anos.
Após a reunião anual da Comissão, decidimos que a verba acumulada durante os últimos 3 anos seria para financiar a compra de medicamentos e material hospitalar destinado ao conflito na Ucrânia. O transporte do equipamento médico será feito por uma empresa privada, que sob a orientação do Dr. Andriy Krystopchuk, natural de Lviv, se encarregará de fazer a entrega a uma Associação Hospitalar de Lviv, que engloba um agrupamento de 4 hospitais militares.
A Comissão agradece “a todos os Proprietários do Old Village que tornaram possível a concretização deste donativo de elevada importância para a causa a que se destina e demais entidades envolvidas. Estamos todos de coração cheio e rezamos pela restituição da Paz na Ucrânia!”.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira