AGENDA

MAR Shopping Algarve acolhe exposição “100 anos de insulina – a insulina sai à rua”

O MAR Shopping Algarve acolhe, entre 1 a 30 de abril, a exposição “100 anos de insulina – a insulina sai à rua”, uma iniciativa que visa alertar para esta problemática, mas também exaltar a descoberta da Insulina, substância que permitiu uma nova perspetiva de tratamentos à diabetes Tipo 1. Integrada no projeto de celebração do 100º aniversário da descoberta da Insulina, esta mostra apresenta um conjunto de 11 retratos de pessoas ligadas à insulina na região (técnicos e insulino dependentes), da autoria da Associação ALFA – Fotógrafos do Algarve. A iniciativa é realizada com o apoio Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Associação de Apoio ao Diabético do Algarve (AEDMADA).

A exposição nasce do desafio a cinco fotógrafos da ALFA para captaram a essência dos rostos ligados à insulina, pessoas cuja atividade profissional ou o seu historial clínico as faz ter uma relação de proximidade com esta hormona descoberta há um século.

Por outro lado a exposição apresenta ainda um conjunto de desenhos de animais que produzem insulina, (recorde-se que se trata de uma hormona essencial para todos os vertebrados), da autoria do Urban Sketchers Algarve, um coletivo de autores que desenha a região do Algarve em diários gráficos.

A par da exposição realizam-se ainda no MAR Shopping Algarve, ao longo do mês de abril, algumas atividades associadas a esta iniciativa. A primeira será um encontro com os Urban Sketchers Algarve, já este sábado, 2 de abril, no qual os participantes serão convidados a partilharem a inspiração e técnicas do coletivo, bastando para tal levar o seu material de desenho. Este encontro acontece das 10h00 às 15h00 no espaço exterior do MAR Shopping Algarve e tem como objetivo a reunião de pessoas interessadas no desenho à vista, num determinado local, tendo um tema mais ou menos específico.

Já a masterclass de fotografia “De Daguerre ao Smartphone”, realizada pela ALFA, acontece a 9 de abril, entre as 10h00 e as 11h00 e os participantes poderão aprender a criar imagens com impacto. A 30 Abril, das 14h00 às 18h00, realiza-se o workshop “Mega Desenho”, um desafio  da Urban Sketching.

Realçar que o MAR Shopping Algarve, desde 2021, foi um dos parceiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e da AEDMADA no projeto de celebração do 100.º aniversário da descoberta da Insulina. A descoberta desta hormona veio revolucionar a vida de milhares pessoas que padecem desta enfermidade que é a Diabetes Mellitus e que, a partir de 1921, puderam ter um tratamento que, apesar de não ser definitivo (a diabetes do tipo 1 é uma doença crónica), lhes permite levar uma vida normal. Desde aí muito se evoluiu, desde as injeções em seringas de vidro, à atual forma de aplicação com canetas injetáveis; até à  mais recente tecnologia que combina sensores, bombas de infusão e claro aplicações para smartphones que ajudam à gestão rigorosa do dia à dia da pessoa com diabetes.

Segundo o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, em 2018 a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos), era de 13,6%, isto é, mais de um milhão de portugueses neste grupo etário. Sendo que em 2019, Portugal foi o segundo país com uma maior taxa de prevalência de diabetes na UE, com cerca de 9,8% população a terem a doença.

Categorias:AGENDA, Loulé