AGENDA

Tapetes floridos regressam às ruas de São Brás de Alportel no Domingo de Páscoa na Ancestral Procissão da Aleluia

Após dois anos a realizar-se em moldes alternativos, a Festa das Tochas Floridas regressa às ruas da vila de São Brás de Alportel em todo o seu esplendor no próximo domingo. Concursos florais, artesanato, sabores da Páscoa, a quinzena gastronómica e os espetáculos com o Rancho Folclórico de Santo Estevão, Domingos Caetano e Ágata animam a Páscoa são-brasense.

A Festa das Tochas Floridas, festa rainha da comunidade são-brasense, regressa no próximo Domingo de Páscoa, a 17 de abril, com os seus tradicionais e originais tapetes de flores com um quilómetro de extensão, que cobrem o chão por onde passa a singular Procissão de Aleluia. À tarde, o Adro da Igreja complementa a Festa com animação cultural e sabores tradicionais. Mostras de artesanato e doçaria complementam o programa que atrai a São Brás de Alportel milhares de visitantes e reúne os filhos da terra que regressam na quadra do ano com mais significado na comunidade são-brasense.

A Festa das Tochas Floridas envolve toda a comunidade e as diferentes gerações, atraindo milhares de turistas nacionais e internacionais que escolhem viver a Páscoa de forma vibrante e única em São Brás de Alportel.

Depois de uma longa maratona ao longo de toda a semana na apanha das flores e na sua preparação, tarefa que é um desafio  lançado a toda a população, na madrugada de domingo, pela noite fora, centenas de voluntários lançam-se na árdua tarefa de preparar os tapetes floridos, o programa inicia pelas 09h30, com abertura das ruas para apreciar as ruas. A partir das 10h00, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa enquanto o Adro da Igreja Matriz se apresenta a Mostra de Artesanato.

Esta é também a hora em que na Igreja Matriz se inicia a eucaristia da Ressurreição que precede a tão aguardada Procissão de Aleluia, em honra de Jesus Ressuscitado, que motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as bonitas e originais tochas de flores enquanto entoam o tradicional refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.

As varandas estão engalanadas, as colchas ondulam ao vento, pelas ruas sentem-se os aromas da Primavera…

À tarde, a partir das 15h00, o Adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural. Um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das mais belas tochas floridas e com as atuações dos grupos: Rancho Folclórico de Santo Estevão, Domingos Caetano com uma homenagem ao rock português e Ágata.

Uma festa ímpar a nível nacional organizada em parceria pela Associação Cultural Sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

A Festa das Tochas Floridas é uma vez mais um evento acessível. Nesta edição e à semelhança do que aconteceu em 2019, o Município de São Brás de Alportel em parceria com a Fisio S. Brás e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento. Uma iniciativa integrada no projeto “São Brás Acessível para todos” que se repete em 2022. Mais informações podem ser consultadas AQUI.

Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” até 25 de abril

“Nesta Páscoa, não resista à Tradição!” é o mote desta quinzena gastronómica onde o sabor e a saúde se sentam na mesma mesa. A Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” 2022 tem início esta terça-feira, dia 12, e decorre até 25 de abril.

Uma iniciativa do município de São Brás de Alportel que conta com a participação de uma dezena de restaurantes são-brasenses que apresentam menus especiais inspirados nesta época do ano, que respeitam os padrões da Dieta Mediterrânica e as tradições culturais.

Nesta edição participam os restaurantes: 4 à Mesa, Adega Nunes, Brilhafigura, Cantinho da Lili, Iguarias da Serra, O Marquês, Rui’s Steackhouse, Sal da Terra, Sabores do Campo e Tachinho da Avó Luísa.

Ao fazer refeições nestes restaurantes aderentes até 25 de abril, os clientes habilitam-se a ganhar vales de refeição que serão sorteados por cada um dos restaurantes participantes.

A Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” é uma iniciativa de promoção turística organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel com a colaboração dos restaurantes locais e tem como principal objetivo a dinamização da economia local e a divulgação e valorização da gastronomia típica do Algarve.