O trabalho remoto e híbrido libertou muitas pessoas da necessidade de estarem todos os dias num escritório, levando à maior mudança nas viagens desde a chegada dos voos comerciais. Só em 2021, em Portugal, houve um crescimento de quase 90% nas estadias de longo prazo* na Airbnb em comparação com 2019, sugerindo que milhões de pessoas estão a abraçar a nova flexibilidade encontrada em viver e trabalhar em qualquer lugar.
Para quem planeia abraçar esta revolução nas viagens, a Airbnb compilou uma lista de localidades em Portugal no topo do ranking para estadias de longo prazo, com base em fatores como acessibilidade económica, hospitalidade e popularidade.


Quarteira ocupa o 9.º lugar entre as mais hospitaleiras e o 7.º lugar entre as mais populares e bem equipadas, espelhando bem a grande evolução que esta terra algarvia tem tido nas últimas duas décadas.
Confirmando a preferência do Algarve, surgem, sem surpresas, ainda as cidades de Lagos, Portimão e Albufeira entre as preferidas em termos de hospitalidade, popularidade e bem equipadas.
Mais hospitaleiras**
Olhando para as cidades portuguesas com a maior percentagem de revisões de estadia a longo prazo com 5 estrelas na Airbnb, a região do Algarve destaca-se entre as restantes, com 4 das 10 cidades “mais hospitaleiras” para nómadas digitais:
- Coimbra
- Lagos
- Portimão
- Ericeira
- Funchal
- Cascais
- Albufeira
- Porto
- Quarteira
- Lisboa
Mais económicas***
Também considerámos o preço médio por noite para estadias de longa duração – em destinos que tinham 1.000 ou mais noites de estadia de longa duração reservadas em 2021. Aqui estão alguns dos mais acessíveis, com preços médios inferiores a 30€ por noite para estadias de longa duração:
- Amora, Setúbal
- São Mamede de Infesta, Porto
- Odivelas, Lisboa
- Castelo Branco
- Covilhã, Castelo Branco
Mais populares e bem equipadas****
Lisboa e Porto são os destinos com mais reservas para viagens de longa duração em 2021. No entanto, as cidades em terceiro e quarto lugar nas reservas para viagens de longa duração são Lagos e Funchal. Cinco dos 10 destinos com mais reservas estão localizados no Algarve ou numa ilha (Lagos, Funchal, Albufeira, Portimão e Quarteira). Os anfitriões em Portugal estão também conscientes da procura deste tipo de estadias e Lisboa e Porto apresentam a maior percentagem de casas que estão prontas para acolher estadias de longa duração, com quase 50% da oferta para reservar estadias de longa duração.
- Lisboa
- Porto
- Lagos
- Funchal
- Albufeira
- Portimão
- Quarteira
- Coimbra
- Cascais
- Vila Nova de Gaia
Portugal, o quarto país da Europa com a maior percentagem de reservas de longa duração em 2021
E por último, mas não menos importante, analisámos os países da Europa com a maior percentagem de reservas de estadias de longa duração em 2021 (i.e., como uma percentagem do total das suas reservas). Os seguintes países estão no topo da tabela de classificação:
- Alemanha
- Áustria
- Espanha
- Portugal
- Reino Unido
Para os interessados em partilhar um alojamento através da plataforma, a Airbnb tornou mais fácil do que nunca começar o processo. Qualquer pessoa pode visitar airbnb.com/host para descobrir os 10 passos passos a seguir, saber quanto poderá ganhar o seu futuro anúncio na Airbnb, inscrever-se num webinar de alojamento, estar conectado a um Superhost para aconselhamento 1:1, ler sobre como apoiamos os nossos Anfitriões e muito mais. Introduzimos também a AirCover, proteção completa e gratuita para todos os Anfitriões.
Este comunicado de imprensa promove viagens seguras e responsáveis. Os viajantes devem observar os regulamentos aplicáveis em vigor em cada região.
*Estadias de 28 noites ou mais.
**As cidades mais hospitaleiras por país, com base em % de avaliações de 5 estrelas para 2021 apenas para estadias de longa duração – mínimo 100 avaliações/cidade.
***Preço médio por noite para estadias de longa duração por cidade em 2021 (critério: todos os destinos devem ter um mínimo de 1000 noites reservadas em 2021).
****Destinos mais reservados por país de destino para viagens de longa duração em 2021 e cidades (mínimo de 1000 anúncios ativos) com a maior proporção de anúncios prontos para estadias de longa duração, a partir de 31 de Dezembro de 2021.
Sobre a Airbnb
A Airbnb nasceu em 2007, quando dois dos seus fundadores acolheram três convidados no seu apartamento de São Francisco. Tem crescido significativamente desde então e conta agora com 4 milhões de anfitriões que partilharam o seu alojamento com mais de mil milhões de viajantes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem estadias fora do comum e experiências únicas que permitem aos viajantes descobrir o mundo de uma forma mais autêntica e próxima.





1 reply »