Saúde

Dia da Mãe | Aprender, Questionar e Gerir: Conheça o Guia das Alergias para as Super-Mães

Sabe tudo o que precisa sobre as alergias das crianças? Neste Dia da Mãe, que se assinala no próximo domingo, dia 1 de maio, damos-lhes a conhecer alguns truques com o Guia das Alergias para as Super-Mães que procuram ajudar todas as mães a conseguirem distinguir o que são alergias e constipações e como ambas podem afetar as crianças. Conhecer os sintomas é um dos primeiros passos, mas preparar a conversa com o pediatra sobre alergias nas crianças também é importante.

Alergias ou constipação?

Uma “alergia” é uma reação exagerada do sistema imunitário a substâncias normalmente inofensivas – alérgenos – como por exemplo pelos de animais, pólenes, ácaros do pó e fungos. Quando as crianças entram em contacto com os alérgenos, o seu organismo confunde-os com substâncias nocivas e, por isso, ataca-os, provocando as conhecidas reações alérgicas, ocorrendo a libertação da histamina.

Os sintomas das alergias nas crianças podem ser muito semelhantes aos sintomas de uma constipação, por isso nem sempre é fácil diferenciá-los. De modo geral os sintomas das alergias nas crianças incluem:

  • Pingo no nariz/ corrimento nasal;
  • Espirros;
  • Nariz entupido/ congestão nasal;
  • Olhos irritados, lacrimejantes e com comichão;
  • Respiração pela boca;
  • Edema palpebral (olhos “inchados”);

Uma constipação ou resfriado é uma infeção viral aguda, normalmente sem febre e autolimitada. Os sintomas manifestam-se devido ao processo de neutralização do vírus pelo sistema imunitário da criança, despoletando sintomas respiratórios superiores, como corrimento nasal, tosse, espirros e dor de garganta.

Existem algumas diferenças importantes entre ambas as afeções. Por um lado, as constipações são contagiosas. Uma criança pode ser infetada por um adulto ou por outra criança, caso estes espirrem, tussam ou toquem com as mãos infetadas nela. Por outro lado, as alergias não são contagiosas.

Ao conseguir distinguir se o seu filho está com alergias ou constipação, torna-se também mais fácil de perceber se deve abordar este tema na próxima consulta que vai ter com o pediatra. Para além de identificar os sintomas, também é importante registar quando é que os mesmos apareceram, ter em consideração a idade da criança e  se existe histórico de outras pessoas na família que tenham alergias.

Estas são algumas das questões que pode colocar na consulta com o médico pediatra e/ou alergologista sobre alergias:

  • Quais os sintomas que o levam a crer que a criança tem alergias?
  • Existem alguns tipos de alérgenos que possam agravar os sintomas das alergias da criança?
  • Quando os sintomas alérgicos da criança acalmarem e/ou desaparecerem, é expectável que reapareçam?
  • A criança apresentará sintomas durante todo o ano?
  • Posso ter alguns cuidados em casa, que ajudem a gerir da melhor forma as alergias da criança?

Para mais informações consulte: https://www.claritine.pt/guia-alergias-super-maes

Categorias:Saúde