AGENDA

1ª Edição das LAGOS FOOD SESSIONS chega já no final de maio

Organizada por Maria Loureiro de Lemos e Lee Moulton, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Lagos, as LAGOS FOOD SESSIONS têm programas para todos os gostos – e muitos sem custo de entrada, embora com espaços limitados.

A Lagos Food Sessions é uma experiência gastronómica de sete dias construída no espírito de um festival, mas com restaurantes e experiências como headliners.

O evento é pensado para pessoas que querem mais de um festival gastronómico do que apenas porções de degustação e demonstrações culinárias.

Nesta primeira edição da Lagos Food Sessions comida não é só comida. É também explorada como processo, experiência, arte e negócio nas múltiplas iniciativas dirigidas a profissionais e amantes da gastronomia. Há jantares dedicados a pratos típicos da região, conversas que cruzam a comida com disciplinas como as artes plásticas e a música, ou fórum com vários nomes do sector para debater a estruturação da cozinha na região – uma semana de experiências gastronómicas, conversas, eventos e jantares.

‘Queríamos mostrar a diversidade gastronómica que existe em Lagos. As Food Sessions são tanto sobre comida e bebida, como de inspiração e conexão com a comunidade’ afirma Lee Moulton. 

‘A restauração passou por momentos difíceis nos últimos dois anos, mas a população local também passou muito tempo isolada. Queremos dar um impulso à restauração local, mas também dar a oportunidade à comunidade local de conhecer muita da diversidade do que se faz (e bem!) em Lagos, antes da loucura do Verão’ acrescenta Maria Loureiro de Lemos. 

A Câmara Municipal de Lagos comparticipou alguns dos eventos ao longo da semana, o que permitiu oferecer entradas gratuitas para residentes a alguns dos eventos – assim, as inscrições são limitadas, e feitas por ordem de chegada. 

De tertúlias, a provas de vinho e workshops, e jantares temáticos, a semana tem de tudo um pouco. Algumas experiências, como uma visita à OstraSelect para conhecer a produção de ostras, uma introdução à prova de vinhos no Travia Wine&Food, ou o jantar de encerramento do evento, são gratuitas para residentes, mas sujeitas a reserva e com espaços muito limitados. 
Abertas ao público também são as conversas gastronómicas, que irão abordar temas como a sustentabilidade na cozinha, tendências alimentares para os próximos 10 anos, bases de posicionamento e comunicação na cozinha, entre outros.

A semana conta ainda com workshops especializados: Beer&Co vai organizar workshop de cerveja artesanal, com direito a receitas, almoço, diploma e a possibilidade de ir fazer (e beber) a sua própria a Blond Ale; Coffee&Waves irá organizar um workshop de construção de pranchas de surf, acompanhados com Kombucha, Black&White Coffee irá fazer um workshop de LatteArt, para quem sempre quis aprender a fazer corações de espuma no cappucino; todos com preços entre os 20€ e os 30€ por pessoa.

Já os jantares temáticos – vários e espalhados ao longo da semana – contam com restaurantes como Travia Natural Wines & Food, Tasca Jota, Repolho GastroBar, Tivoli Lagos, entre outros. 

‘Nesta primeira edição optámos por fazer eventos mais pequenos, por uma questão de segurança, portanto os espaços são muito limitados e a inscrição é obrigatória.’ O evento começa já daqui a duas semanas e o programa completo pode ser encontrado em lagosfoodsessions.com 

O Quê: Lagos Food Sessions
Quando: 21 a 29 de Maio
Onde: Lagos 

Categorias:AGENDA, Lagos