Consumidor

Brindes ecológicos: notoriedade das marcas a favor do ambiente

(TasiPas/Shutterstock.com)

Apesar das preocupações com o meio-ambiente, de que as alterações climáticas são o grande expoente, já estarem em cima da mesa há vários anos, a pandemia veio torná-las ainda mais prementes.

Isto é particularmente visível no comportamento dos consumidores que, cada vez mais conscientes para as questões ambientais, procuram cada vez mais adquirir produtos de marcas que tenham um forte compromisso para com a sustentabilidade do planeta.

Para além de visível nas matérias-primas utilizadas para a produção e embalamento dos seus produtos, este compromisso para com a sustentabilidade está a chegar também ao Marketing e Comunicação das empresas, e não é só com palavras.

Marketing Verde: a importância dos Brindes Ecológicos

A procura dos consumidores por bens produzidos em respeito pelos recursos existentes no planeta, estão a levar os departamentos de Marketing a adotarem aquilo a que se chama “Marketing Verde”.

Esta estratégia de marketing verde que sublinha as vantagens ambientais e ecológicas de um determinado produto ou serviço, implica a adoção real de boas práticas em todos as estruturas e níveis da empresa, e já é visível, por exemplo, na produção de determinado serviço ou produto com baixas emissões de carbono, produção com recurso a matérias-primas adquiridas a produtores locais através de preço justo, na utilização de embalagens com materiais reciclados ou na criação de campanhas onde a ligação aos potenciais clientes se faz através da oferta de brindes ecológicos.

Ainda que, tal como os brindes publicitários tradicionais, criem um sentimento de gratidão, deem visibilidade à marca e contribuam para melhorar a imagem corporativa, os chamados “brindes publicitários ecológicos” vão muito além disso, já que transmitem o firme compromisso com a preservação do planeta, dando preferência a processos e recursos com menor impacto ambiental.

Percebendo a importância da mensagem ecológica na paisagem corporativa contemporânea, a Gift Campaign, empresa 100% online especializada em brindes promocionais, foi ao encontro dos muitos negócios que querem oferecer brindes ecológicos personalizados aos seus clientes, através da criação de uma coleção de “merchandising verde” pontuada pela inclusão de materiais reciclados ou biodegradáveis, tais como a fibra de bambu, cascas de café, RPET (plástico reciclado), cortiça ou outros, na conceção dos brindes.

Entre os inúmeros brinde ecológicos que a Gift Campaign oferece, encontram-se as memórias USB em forma de rolha de cortiça que tem feito sucesso nos setores do Vinho e da Hotelaria, os copos para takeaway compostável que é muito procurado, sobretudo, pelas empresas da Restauração, as canetas em bambu e os cadernos EcoColors feitos com papel reciclado com pormenores de cor e os sacos Eco Long em algodão que se afirmam, simultaneamente, como uma excelente alternativa aos sacos de plástico no Retalho Alimentar e veiculo publicitário.

Porquê oferecer brindes ecológicos?

Já aqui referimos que a maior consciencialização do consumidor para os problemas que advêm da sobre-exploração do planeta tem sido um forte catalisador da mudança de processos dentro das empresas que se consubstancia numa oferta de produtos e serviços que promovam a sustentabilidade.

Os brindes ecológicos feitos com materiais sustentáveis são mais um elo nesse binómio de procura “verde” – oferta “verde”, uma vez que, os consumidores modernos estão cada vez mais preocupados com questões ambientais e interessados em comprar a empresas que partilhem as suas preocupações.

Para além disto, os brindes ecológicos são também uma importante ferramenta no fortalecimento da imagem da marca, no reforço dos valores que a norteiam e na geração de confiança não só junto de toda a sociedade civil.

Tal como vimos no caso da Gift Campaign, cujos brindes são produzidos com recurso a matérias-primas como madeira, fibra de bambu, casca de café, RPET, algodão ou amido de milho, os brindes publicitários ecológicos são mais versáteis e resistentes do que os brindes tradicionais e alcançam excelentes resultados a nível de marketing promocional, já que ficam durante mais tempo nas mãos dos consumidores, em vez de ficarem esquecidos numa prateleira.

Em suma, personalizar brindes publicitários amigos do ambiente com o nome e logo da sua empresa assegura não só que que quem os receba se lembre da sua empresa durante um maior período de tempo, como gerará maior notoriedade para a sua marca.

Categorias:Consumidor