AGENDA

XXV aniversário da CÍVIS comemorado em Faro | 15 de maio

A CÍVIS comemora 25 anos com reflexão sobre o presente e futuro da intervenção cívica em Faro. 

A associação farense para o Aprofundamento da Cidadania vai celebrar os seus 25 anos de intervenção cidadã no Teatro Lethes, com diversas homenagens e uma reflexão conjunta com várias associações sobre o futuro da intervenção cívica e do associativismo.

A CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, completa hoje (9 de maio), dia da Europa, 25 anos de existência e ativismo cidadão. A efeméride vai ser comemorada no domingo, dia 15 de maio, pelas 16h, no Teatro Lethes, em Faro, na companhia dos associados e amigos e de várias associações de cariz social, cultural e ambiental.

Nesta sessão, pretende-se não só realçar e celebrar o papel da Civis na promoção da cidadania ativa ao longo destes 25 anos, mas também promover uma reflexão conjunta, entre pares, sobre o papel dos cidadãos e das associações nos vários domínios da sociedade e os principais desafios no aprofundamento da cidadania e da democracia nos próximos tempos. 

Neste sentido, foram convidadas diversas personalidades e associações, não só para participar na celebração, mas também para intervir numa reflexão sobre o presente e o futuro do associativismo, e de como melhor potenciar o ativismo cidadão, alargando a vivência e concretização dos ideais democráticos. 

Destaca-se, nesta cerimónia, a presença do Almirante Martins Guerreiro, capitão de Abril, que fará o discurso inaugural, bem como um momento de música e poesia, a cargo de Afonso Dias, músico, compositor, ator e poeta, militante contra a ditadura e deputado Constituinte. Entre as entidades convidadas, confirmaram já a sua presença representantes da Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), Cineclube de Faro (CCF), Glocal-Faro, Movimento de Apoio à Problemática da Sida (MAPS), Grupo Coral Ossónoba, Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), Agrupamento de Escolas João de Deus e Academia Cidadã.

Ao longo deste encontro, vão ainda homenagear-se associados da CIVIS que ao longo dos últimos 25 anos deram o seu contributo em prol do aprofundamento da cidadania.

A Civis é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de interesse e solidariedade social, sediada em Faro, vocacionada na defesa e aprofundamento dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos, enquanto instrumentos de reforço da solidariedade social.

Ao longo dos seus 25 anos de existência, esta associação tem promovido inúmeros debates públicos e exercido um papel ativo na divulgação da Cidadania nas escolas, para além da organização de palestras, seminários, da publicação de livros e brochuras sobre temas como a Igualdade, Tolerância, Direitos Humanos, Poder Local, Regionalização, Orçamentos Participativos, entre outros. 

Uma democracia forte não é possível com o distanciamento entre os cidadãos e as instituições. Uma democracia plural não pode reduzir-se a partidos políticos, a eleições e ao período que as antecede. Os cidadãos, não devem ser reduzidos a meros eleitores. Uma cidadania ativa implica a valorização da participação cívica, e esta passa, inevitavelmente, pela representação de causas e interesses, feita a várias vozes, em vários espaços de intervenção, assumindo-nos, cada um de nós, enquanto interlocutores naturais da sociedade civil e prosseguindo a transformação social desejável, quer através de propostas para a sua construção, quer pelo escrutínio dos processos de decisão política.

Na celebração destes 25 anos pretendemos reforçar estes valores e unir esforços na prossecução de uma cidadania por todos e para todos.

Categorias:AGENDA, Faro