Quarteira

QUARTEIRA | Surf como terapia para os alunos

Surf & Therapy” é um projeto desenvolvido pela Associação Dinamika com o apoio do Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 e da incubadora Casulo, que visa proporcionar, através do surf, uma intervenção lúdico-terapêutica totalmente gratuita a crianças e jovens da cidade de Quarteira.

Este projeto encontra-se inserido na iniciativa +CO3SO Emprego – Empreendedorismo Social, que tem como objetivo oferecer um apoio financeiro do Fundo Social Europeu, para promover a região e os seus profissionais através de um desenvolvimento equilibrado, competitivo, resiliente, empreendedor e sustentável.

A Ass. Dinamika, através desta iniciativa, conseguiu realizar a contratação de dois colaboradores e iniciar o projeto “Surf&Therapy“.

Recorrendo à escola de Surf – Vilamoura Surf Project, sediada em Vilamoura, nas instalações do CIMAV, a Dinamika e os seus colaboradores assumem o seu compromisso social para com os jovens da cidade e iniciou no dia 4 de abril a primeira sessão de um ciclo lúdico-terapêutico para crianças e jovens com ou em risco de doença mental.

Devido à situação pandémica causada pelo vírus SARS-Cov2, a saúde mental das nossas crianças e jovens ficou mais débil e torna-se urgente criar soluções que apoiem e promovam a qualidade de vida dos nossos cidadãos mais novos.

Através deste projeto, e com o apoio de uma equipa multidisciplinar composta pela Universidade do Algarve, Agrupamentos de Escolas de Quarteira e Fundação António Aleixo, a Ass. Dinamika pretende “dinamizar esta modalidade como uma prática benéfica para o bem-estar físico, psicológico e social dos seus praticantes, segura, amiga do meio ambiente, que potencia a adaptação ao meio aquático e contribuí para a diminuição dos cenários de afogamento”.

A Dinamika agradece “aos participantes por confiarem na Ass. Dinamika e às entidades que abraçaram esta iniciativa visionando os benefícios que teriam para a comunidade, nomeadamente: CRESC Algarve, Casulo, Universidade do Algarve, CIMAV e Fundação António Aleixo, especialmente à Psicóloga Sílvia Tomaz pela participação fundamental na concretização deste projeto”.

Categorias:Quarteira