Loulé

LOULÉ | Livros ganham nova vida

«Temo o homem de um só livro». A frase de Tomás de Aquino dá o mote à campanha de circulação de livros da Editora Sul, Sol e Sal e da Fundação Manuel Viegas Guerreiro. A ideia é animar os livros, novos e usados, fazendo-os circular de Querença até à Casa do Meio-Dia, em Loulé.

A Sul Sol e Sal e a Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG) juntam esforços dando uma nova vida aos livros, compaginando uma ação de proximidade junto do público da Casa do Meio-Dia e, por outro lado, de promoção da leitura e reorganização do acervo bibliográfico da Fundação.

A Sul, Sol e Sal tem vindo a dinamizar vários encontros culturais na área do livro, mas também da música, da pintura e da fotografia no novo espaço, a Casa do Meio-Dia, localizada no coração de Loulé.

Já a FMVG, dedicada à divulgação dos estudos antropológicos e etnográficos do etnólogo e professor catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa que lhe dá nome (Manuel Viegas Guerreiro, 1912-1997) acolhe, além de encontros culturais, a Biblioteca Museu Manuel Viegas Guerreiro, o Centro de Estudos Algarvios Luís Guerreiro (CEA LG), que guarda, no interior de Loulé, uma das mais extensas e ricas coleções de obras produzidas no e sobre o Algarve. Decorrente das regulares doações e necessária triagem de obras, a Fundação dispõe de um conjunto de livros usados que não reúne os critérios de integração no CEA LG.

A iniciativa vem aproximar estes livros de novos donos: os compradores das publicações com a chancela da Sul, Sol e Sal ou de outras editoras com representação no espaço da livraria. No espírito da tipografia e para assinalar a campanha, foram desenhados dois carimbos artesanais, um vermelho e outro negro, com as insígnias das entidades parceiras.
A proposta tem despertado a atenção de muitos daqueles que escolhem o espaço da Casa do Meio-Dia para fruir cultura, conversar e conhecer os títulos mais recentes sobre o Algarve.

A Sul, Sol e Sal e a FMVG preparam outros projetos conjuntos para, a partir do livro, construir novos diálogos entre culturas. Para escrever certo, mesmo que por linhas tortas.

Categorias:Loulé