Desporto

LAGOS | Município distinguiu atletas da terra

A Câmara Municipal de Lagos aprovou ontem, em reunião ordinária, três votos de congratulação e louvor dedicados a figuras marcantes de panorama desportivo local, regional e nacional.

José Joaquim, conhecido no meio como “Jota”, foi distinguido pela longa carreira ao serviço do desporto lacobrigense. Destacando-se como atleta, treinador e dirigente, sobretudo na modalidade de Atletismo, é considerado um caso singular no movimento associativo local, tendo incutido, com o seu exemplo, em várias gerações de jovens, o gosto pela prática desportiva, ajudando a formá-los campeões. Do seu vasto palmarés destacam-se, entre outros marcos, a conquista de títulos individuais e coletivos na modalidade de Atletismo, tendo sido igualmente campeão distrital de futebol (no escalão juvenil) ao serviço de Clube de Futebol Esperança de Lagos (CFEL), onde chegou a integrar a equipa principal de Futebol 11, participando no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão. A carreira como jogador e treinador de futebol ao serviço de vários clubes acabaria preterida pela sua paixão maior: a de atleta e de treinador de Atletismo. Nesta condição marcou o desenvolvimento da modalidade em clubes como o CFEL, o Grupo Desportivo Amador de Lagos (GDAL), o Clube Recreativo, Cultural e Desportivo Luzense, o Centro Cultural de Barão de S. João, o Sport Lagos e Benfica, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos, apenas para referir os do concelho de Lagos. Organizou inúmeros eventos de Atletismo e integrou como dirigente, treinador e selecionador, a Associação de Atletismo do Algarve.

Os títulos individuais alcançados na presente época desportiva por Henrique Gavina, Luís Gavina, Marco Silva e Rodrigo Dias[1] nas modalidades de Atletismo (nas disciplinas de peso, disco, martelo) e de Triatlo, em representação do Clube de Futebol Esperança de Lagos, motivaram a aprovação do segundo voto de congratulação e louvor desta reunião.

O terceiro voto foi dedicado ao atleta lacobrigense Pedro Braz Correia pelos títulos individuais alcançados[2], igualmente na época desportiva 2021/2022, na modalidade de Atletismo, nas disciplinas de velocidade e meio fundo.

[1] Henrique Gavina foi 3.º classificado (escalão iniciado) de lançamento do disco no Olímpico Jovem Nacional que decorreu em Setúbal a 17 de julho de 2021; Luís Gavina sagrou-se Campeão Nacional de Peso e Campeão Nacional do Disco, na categoria de veterano, no Campeonato Nacional de Pista ao Ar Livre realizado, no Estádio Nacional de Lisboa, a 2 e 3 de outubro de 2021; Marco Silva foi Campeão Nacional do Martelo e Vice-Campeão Nacional do Peso, na categoria de veterano, no referido Campeonato Nacional de Pista ao Ar Livre; Rodrigo Dias foi Vice-Campeão no Triatlo Jovem Nacional – que se realizou em Pombal a 12 de março de 2022 – no escalão de iniciado, nas modalidades de salto em comprimento, 60m barreiras e lançamento de peso, em representação da Seleção Regional do Algarve.

[2] Pedro Braz Correia foi Campeão Nacional nos 400m de velocidade e nos 800m meio fundo, no escalão veteranos 35, no Campeonato Nacional de Pista ao Ar Livre que decorreu no Estádio Nacional de Lisboa a 2 e 3 de outubro de 2021 em representação do Projeto Novas Descobertas (Lagos). Obteve também o título de Campeão Nacional nos 400m velocidade e Vice-Campeão Nacional nos 800m meio fundo, no escalão veteranos 35, em representação do Clube de Atletismo de Tunes, no Campeonato Nacional de Pista Coberta que decorreu em Pombal a 19 e 20 de março de 2022.

Categorias:Desporto, Lagos