Quarteira

Quarteira recebeu sessão informativa sobre o Cancro do Pulmão no âmbito da Saúde e Intervenção Comunitária

O Espaço Saúde 360º Algarve realiza hoje mais uma edição de sessões informativas no âmbito da Saúde e Invenção Comunitária, desta vez sobre o Cancro do Pulmão, a primeira das quais decorreu na parte da manhã, no CALQ 2, em Quarteira.

Uma sessão apresentada por Ana Rita Gutierrez e Liliana Fernandes, onde os participantes ficaram a conhecer melhor os sintomas da doença e como combatê-la atempadamente.

Estas Sessões em Dia decorrem hojr em várias freguesias do Municipio de Loulé, em colaboração com o ABC – Algarve Biomedical Center, Universidade do Algarve UAlg, Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, AMAL, ASAS – Aldeia dos Saberes e dos AfetoS, entre outros parceiros.

​Espaço Saúde 360º Algarve

Até dezembro de 2022 decorre o novo projeto da Plataforma Saúde em Diálogo de Faro, que promove a literacia em saúde em idosos vulneráveis de freguesias algarvias, sem respostas sociais adaptadas, baixa escolaridade e fracos rendimentos.

O projeto propõe-se alcançar 500 beneficiários nos próximos dois anos, com atividades em três áreas: promoção da saúde e prevenção da doença; navegação no sistema de saúde; e gestão da doença crónica. Para já são 30 os idosos que participam nas atividades através de meios telemáticos, devido à pandemia. Para aqueles que não têm acesso a internet e não possuem literacia digital, as atividades são enviadas pelo correio.

Há sessões informativas sobre saúde e prevenção da doença, workshops de nutrição, sessões de navegação no sistema de saúde, atividade física adaptada. Haverá sessões de Yoga e exercícios de estimulação cognitiva. São também desenvolvidas ações de promoção de competências socioemocionais, encontros com associações de doentes, atendimentos psicossociais e sessões sobre literacia na área do medicamento, em parceria com as farmácias locais.

Financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020, o projeto segue as diretrizes definidas no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021, da Direção Geral de Saúde. Propõe uma abordagem integrada e centrada no cidadão, assente em parcerias e colaborações locais, municípios, freguesias, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde.

Categorias:Quarteira, Saúde