Quarteira

QUARTEIRA | Avalanche humana surpreende organização no 1.º dia dos Petiscos do Pescador 2022

Os petiscos e o pescador são uma vez mais os “protagonistas” de uma festa em que a cultura e a gastronomia se entrelaçam para reviver tradições de uma terra intimamente ligada à faina do mar.

Teve lugar ontem à noite, 3 de junho, o primeiro dia da festa, com a peça Cinema Miami, pelo Teatro Comunitário de Quarteira “Fora da Caixa”, baile animado por Nestor e Nuno e a fechar a noite os muito aguardados Irmãos Verdades.

Apesar de ser agora num espaço maior, este acabou por ser pequeno de mais para albergar os muitos milhares de pessoas que acorreram ao local, já com saudades deste tipo de iniciativas, arredadas de Quarteira há 3 anos, por força do contexto pandémico. As pessoas eram tantas que acabou por surpreender a organização, considerando este primeiro dia um teste e garantindo que hoje e amanhã será ainda melhor.

Portanto, nos dias 3, 4 e 5 de junho, a tão “apetitosa” festa Petiscos do Pescador está de volta a Quarteira, desta vez no Passeio das Dunas.

Com um vasto programa musical e com os sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe, apresentados em pratos tradicionais confecionados por famílias de pescadores, este evento é já uma referência importante, não só no Concelho de Loulé mas na região algarvia.

São três dias de petiscos, música e animação, onde a cultura e a gastronomia se juntam para celebrar a grande tradição piscatória da freguesia.

Irmãos Verdades ontem, Némanus hoje e Oitentamente amanhã, são os pratos fortes na animação musical.

A tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa, acontece na tarde deste sábado, dia 4, pelas 18h00 junto ao local da festa, na Praia dos Pescadores. Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado e, neste momento, distribuído pela população. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.

A entrada é livre, apareça e delicie-se com os petiscos dos nossos pescadores!

Petiscos do Pescador 2022, uma organização da Quarpesca com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé.

Categorias:Quarteira