Algarve

DECO Algarve lança vídeo “Alimentar Sem Desperdiçar”

No dia mundial da segurança alimentar, a DECO Algarve promove o vídeo intitulado “Alimentar Sem Desperdiçar”, no âmbito do microprojecto lançado em março.

Pretende-se alertar e capacitar o consumidor para a tomada de decisões mais responsáveis e conscientes nas suas escolhas alimentares.

Na Europa, todos os anos, cerca de 89 milhões de toneladas de alimentos são deitados ao lixo. Em Portugal, estima-se que cada português desperdice cerca de 134 kg de alimentos por ano. Enquanto isto, 1/6 da população mundial passa fome.

As nossas decisões, tanto económicas, como ambientais, têm desgastado recursos que são escassos. Referimo-nos não só a alimentos, mas também à água e energia, solo agrícola, força de trabalho e matérias-primas necessárias para a produção alimentar e ainda ao nosso dinheiro.

O microprojecto “Alimentar Sem Desperdiçar” já alcançou mais de 100 consumidores da região do Algarve e com o vídeo divulgado hoje quer potenciar o combate ao desperdício alimentar.

Esta iniciativa é financiada pelos ACCIONAD-ODS, INTERREG V Espanha Portugal (POCTEP), com o apoio financeiro das ações locais para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os ODS nºs 11 – Cidades e Comunidades
Sustentáveis, 12 – Consumo e Produção Sustentável e 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.

A DECO vai continuar no terreno com esta iniciativa, acreditando que, assim, contribuirá para uma economia circular, minimizando os impactos ambientais, financeiros e sociais do desperdício alimentar. Veja aqui o vídeo.

Categorias:Algarve, Ambiente, Consumidor