AGENDA

Alcoutim inaugura exposição #AÚltimaGota_Algarve | 24 de junho

A inauguração da exposição #AÚltimaGota_Algarve decorrerá em Alcoutim, dia 24 de junho, às 16h00, na Escola Básica Integrada, e contará com a presença de Paulo Paulino, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, e Luís Palma, Presidente da Direção da Associação Almargem.

Esta exposição itinerante irá proporcionar ao visitante uma experiência única, imersiva, interativa, com informação sobre o consumo de água no Mundo, em Portugal e no Algarve.

A exposição itinerante “#AÚltimaGota_Algarve” é o último material produzido relativo à candidatura “#AÚltimaGota_Algarve”, apoiada pelo Fundo Ambiental e inserida no programa “ENEA 2020 – Produção e consumo sustentáveis”. A inauguração insere-se nas comemorações, em Portugal, da Semana da Desertificação e Seca (organizada pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), que teve início a 17 de Junho – “Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação”. Centrado na urgência de adotar políticas e medidas à escala local, regional e global, o mote “Superar a Seca Juntos” foi o tema escolhido e anunciado pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD).

Consciente da importância e pertinência desta exposição na atualidade, e para o futuro, o Município de Alcoutim, na Presidência do CCDesert (Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação), acolhe o arranque desta exposição, cuja visita recomenda fortemente a toda a população da região e do país.

Nesta exposição, o visitante terá a oportunidade de ficar a saber mais sobre a utilização da água em áreas tão diferentes como o setor doméstico, a agricultura, os campos de golfe e o turismo. “#AÚltimaGota_Algarve” foi pensada para ser uma exposição marcante que não deixe nenhum visitante indiferente, mas acima de tudo que faça refletir e conduza a mudanças de atitudes, contribuindo para uma sociedade civil mais informada e ativa.

Patrícia Fernandes, técnica da Associação Almargem e responsável pelo acompanhamento de toda a execução da exposição, diz que “Foi bastante desafiante conceber uma exposição em que se conseguisse surpreender o visitante, apresentando informação útil e importante, mas de uma forma leve. O visitante terá a sensação de que esteve a circular entre vários locais, quando afinal não saiu de um espaço reduzido. Pensar num conceito diferente, com recurso a materiais com o mínimo de pegada hídrica possível foi um desafio deveras grande. O que se pretendia era conceber uma exposição que marque quem a visita e que leve os visitantes a recomendá-la a outras pessoas. Mas acima de tudo que contribua para informar e sensibilizar a população e que leve a mudanças reais de comportamento”. 

A Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve convida toda a população a visitar esta exposição, com entrada livre, entre 24 de junho e 22 de julho de 2022, de 2ª feira a 6ª feira, das 09h00 às 15h30 na Escola Básica Integrada, em Alcoutim.

O projeto “#AÚltimaGota_Algarve” decorreu durante o último trimestre de 2020 e teve como principal objetivo informar e desenvolver ferramentas e novas plataformas de sensibilização, destinadas ao público geral e ao público escolar, para uma mudança de atitudes e comportamentos na gestão da água, recurso precioso e escasso.

Todos os materiais que resultaram desta candidatura encontram-se disponíveis para download no website da associação.

Categorias:AGENDA, Alcoutim