Ocorrências

QUARTEIRA | Apreensão de cerca de 900 quilos de pescado por fuga à lota

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, no sábado, dia 24 de junho, apreendeu cerca de 900 quilos de pescado, na Lota e Porto de Pesca de Quarteira.

No âmbito de uma ação de fiscalização direcionada para a monitorização das descargas de pescado oriundo da pesca comercial, na Lota e Porto de Pesca de Quarteira, os militares da Guarda identificaram infrações relacionadas com a não submissão do pescado ao regime de primeira venda em lota e por falta de rastreabilidade.

Na sequência da ação foi identificada uma mulher de 51 anos, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 3 740 euros por fuga ao primeiro regime de venda.

Após inspeção higienossanitária por parte do veterinário, cerca de 25 quilos de pescado foram doados a uma instituição de solidariedade por não cumprirem os tamanhos mínimos de comercialização, sendo o restante vendido em lota.

A GNR salienta que a primeira venda de todo o pescado fresco é obrigatoriamente realizada em lota pelo sistema de leilão. A prática de uma pesca sustentável que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes.

Categorias:Ocorrências