AGENDA

IPDJ coordenará a Semana Europeia do Desporto de 2022 

A Semana Europeia do Desporto (SED) iniciativa lançada pela Comissão Europeia e destinada a promover o desporto e a atividade física junto de todos os segmentos da população europeia. A semana europeia do desporto decorre todos os anos entre os dias 23 e 30 de setembro.

É considerada um grande acontecimento à escala europeia onde cidadãos têm a possibilidade de experienciar actividades e participar em eventos a nível nacional, não só durante a própria semana, mas também ao longo de todo o ano, promovendo os valores relacionados ao desporto e à sua prática.

É um fã do desporto? Pratica o desporto ou prefere assistir a competições desportivas na televisão? Qualquer que seja a sua resposta, se adora desportos, pode sempre juntar-se a nós apostando nos vários eventos desportivos aqui, mesmo do seu telemóvel, e obter as suas vitórias!

 O ano de 2022 é o Ano Europeu da Juventude. O Parlamento Europeu indicou como coordenador destas comemorações, em Portugal, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). O facto do IPDJ ter sido designado como coordenador em Portugal demonstra, a importância de toda a atuação que o IPDJ tem feito e está a fazer por todo o país.

Miguel Rasquinho, Diretor do IPDJ do Alentejo explicou que durante os sete meses passados deste ano de 2022, em vista destas comemorações,  todo o Alentejo viu dezenas de atividades, integradas neste ano Europeu da Juventude. De entre as muitas é possível destacar já realizadas a corrida da Europa, em Évora, com mais de 700 pessoas terem participado, o  concerto de comemoração dos 10 anos de Elvas como património Mundial da Unesco que juntou cerca de 250 jovens com o TIM e com a Rita Guerra, que tinham abordado as suas vivências e os problemas da juventude.

E é claro que o evento mais importante do ano será a Semana Europeia do Desporto a realizar-se no final de setembro, dias 23 a 30, e há ainda muitas preparações a fazer, pois o evento tem um programa vasto e estará espalhado por Beja, Évora, Portalegre e o Litoral Alentejano.

O objetivo da iniciativa é fazer atividades nas mais variadas vertentes aliando o desporto às comemorações do Ano Europeu da Juventude para trazer mais jovens para a prática desportiva.

Neste ano de 2022 em particular, refere o Director do IPDJ Alentejo “tem sido um trabalho esgotante mas que não nos esgota a energia” sublinhando que, na Região Alentejo, tem sido muito gratificante ver os frutos do nosso trabalho.”

Categorias:AGENDA, Desporto