AGENDA

LOULÉ | Igreja Matriz reabre este sábado

No próximo sábado, 3 de setembro, pelas 17h00, é inaugurada a obra de reabilitação da Igreja Matriz de S. Clemente, em Loulé, Monumento Nacional que nos últimos anos esteve encerrado em virtude dos trabalhos de restauração levados a cabo.

A cerimónia de inauguração, aberta ao público, contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do Bispo do Algarve, Manuel Quintas, e do Bispo Emérito do Funchal, António Carrilho.

Às 18h00, será celebrada uma Missa Solene que marcará este dia, enquanto que, pelas 21h00, está previsto um concerto de piano e violoncelo por Isabel Vaz e Vasco Dantas.

Classificada como Monumento Nacional, esta Igreja é um dos mais emblemáticos edifícios eclesiásticos do Algarve.

Os trabalhos de reabilitação, num valor total de mais de 890 mil euros, visaram a recuperação e beneficiação do edifício, resolvendo as anomalias construtivas, funcionais, higiénicas e de segurança acumuladas ao longo dos anos. Estes trabalhos incidiram sobre as fachadas, coberturas, infraestruturas e torre sineira.

A intervenção contou ainda com o restauro dos retábulos e altares desta Igreja, assim como do pórtico do edifício.

A obra na Igreja Matriz de Loulé enquadra-se na política de recuperação e valorização do património arquitetónico e religioso que tem sido uma das linhas prioritárias da ação do Município de Loulé.

Categorias:AGENDA, Loulé