AGENDA

Historiador algarvio Fernando Pessanha apresenta estudo em Ayamonte

Na próxima sexta-feira, 23 de Setembro pelas 20h00 (hora espanhola), a Casa Grande da Cultura de Ayamonte abrirá as suas portas para receber o historiador algarvio Fernando Pessanha e a apresentação do seu novo estudo, La expedición del corsario portugués D. Gonçalo Camelo a las costas de Huelva en 1336.

Depois do lançamento no Patio de las Letras de Punta Umbría, no passado mês de junho, o historiador e técnico superior de cultura do Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes/VRSA, retoma o ciclo de apresentações iniciando a temporada na vizinha Ayamonte, cidade que juntamente com Vila Real de Santo António e Castro Marim constituem a Eurocidade do Guadiana. A nova investigação de Fernando Pessanha revela uma expedição corsária contra as costas de Huelva, silenciada pelas crónicas espanholas que tratam a guerra lusa castelhana de 1336-1339.

Originalmente publicada no último volume da revista Huelva en su Historia, da Universidade de Huelva, La expedición del corsario portugués D. Gonçalo Camelo a las costas de Huelva en 1336 é agora lançada individualmente como separata pela Editora Guadiana, de Vila Real de Santo António, com desenho e tradução de Adela M. Sevilla, responsável pela Editamarketing serviços editoriais. 

Fernando Pessanha, investigador da Associação Ibérica de História Militar e doutorando da Universidade de Huelva, contará com a apresentação de María Antonia Moreno Flores, do Arquivo Municipal de Ayamonte, e Remedios Sánchez Rubiales, vereadora de cultura do mesmo município.  

O evento contará ainda com a guitarra portuguesa do algarvio Filipe Santos, que irá ambientar o evento com composições de autores portugueses. A entrada é livre.

Categorias:AGENDA, Algarve, Andaluzia