Consumidor

“Soube que a DECO lançou um guia para ajudar os Estudantes de Ensino Superior a fazerem melhores escolhas, onde o posso consultar?”

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

A DECO INFORMA…

Com a entrada no Ensino Superior, muitos jovens vivem uma nova etapa das suas vidas, com enormes desafios para enfrentar.  Para alguns trata-se de viver noutra cidade, longe de casa e da família, para outros, mesmo sem ter de mudar de cidade, será necessário enfrentar outras responsabilidades.

A DECO quer acompanhar os jovens neste momento determinante, que acarreta mais responsabilidades, maior independência e autonomia. Nesse sentido, lançamos agora o Guia do Consumidor Estudante, uma ferramenta digital que pretende ser um guia orientador para os jovens estudantes recém-chegados ao ensino superior e relativo às s principais áreas do consumo:

  • Alojamento: O início de um curso superior é, para muitos estudantes, o momento de deixar a casa dos pais e começar a viver sozinho. Antes de iniciar esta nova jornada, é importante que o jovem disponha de várias dicas para que esta tarefa não seja o primeiro problema desta etapa!
  • Serviços Públicos Essenciais: Na maioria das modalidades de alojamento para estudante, as despesas com os serviços de água, luz e gás já estão incluídas. Não obstante, o Guia da DECO alerta os jovens para o que devem ter em atenção relativamente a estes serviços;
  • Gestão Finanças Pessoais: É nesta fase que muitos jovens começam a gerir a sua própria vida financeira. O orçamento é uma excelente ferramenta para gestão das suas contas e para que façam as escolhas acertadas para manter o saldo positivo;

Este guia ajudará os estudantes na tomada de decisões mais conscientes e informadas, disponibilizando ainda um canal de comunicação rápido e eficaz com a equipa de especialistas da Associação, a quem os estudantes podem recorrer em qualquer etapa do seu percurso académico.

A Associação tem desenvolvido atividades que respondem às necessidades das novas gerações e que as envolvem na construção de uma política de consumidores mais ativa e inovadora.

Pode aceder a esta informação através do nosso site em www.deco.pt.

Categorias:Consumidor