AGENDA

FARO | Bailes de Rua da Academia Sénior começam sábado de manhã

Neste próximo sábado, dia 1 de outubro, no âmbito da celebração dos 10 anos da Academia Sénior da Cruz Vermelha Portuguesa da delegação de Faro e Loulé, a Academia sai à Rua para criar espaços de baile espontâneos na rua, sendo o ponto de partida o pátio em frente ao Mercado Municipal de Faro, com hora marcada para as 10 horas.

Esta iniciativa surge como uma estratégia para abrir a Academia à comunidade, de forma a que sejam cada vez mais as pessoas que integram este projeto com vista a um envelhecer mais ativo e feliz.

O idoso vivencia perdas continuadas, como a diminuição do suporte sócio familiar, a perda do status ocupacional e económico, o declínio físico continuado, a maior frequência de doenças físicas e a incapacidade crescente. Estas perdas provocam, por vezes, sentimentos de desânimo e tristeza, sentimento de inutilidade ou solidão que podem levar a um vazio existencial.

Este Projeto pretende potencializar neste grupo uma maior capacidade de adaptação às mudanças da vida, ás limitações que lhe são inerentes e à aceitação de novas alternativas, aproveitando as possibilidades e capacidades resultantes das experiências de uma vida inteira.

Queremos oferecer recursos possíveis de facilitar o enfrentar das dificuldades vivenciadas, resgatando a vontade de viver, a alegria de estar com os outros e a perceção das suas potencialidades.

Estes bailes de rua estão integrados na programação da celebração dos 10 anos da Academia Sénior (ver Programa em anexo), que começou no dia 26 com a celebração dos 10 anos e apresentação do próximo ano letivo 22/2023 que aconteceu no Auditório da Escola Secundária João de Deus. No dia 28 realizou-se um workshop com bonecas de pano, no dia 29 de setembro irá acontecer um dia de passeio, convívio e almoço partilhado na Ilha de Faro e finalizaremos a celebração no dia 4 de outubro pelas 21h00 no Teatro Lethes, com a estreia da peça “Teatro de Água” do grupo de teatro amador Sénior desta Academia e direção de Pedro Monteiro, integrado no Projeto. O ano letivo irá iniciar no dia 3 de outubro.

Categorias:AGENDA, Faro