AGENDA

LOULÉ | Dia Municipal para a Igualdade com atividades para todos

Até ao final do mês, Loulé comemora o Dia Municipal para a Igualdade. Da arte ao desporto, passando pelas tertúlias, serão várias as iniciativas que a Câmara de Loulé pretende realizar, envolvendo a comunidade e promovendo junto dos cidadãos os valores da igualdade, inclusão e participação.

“Caminhar e Pedalar pela Igualdade – II Encontro” é o desafio lançado no dia 23, domingo. Trata-se de uma caminhada que contará com um percurso de 7,5 Km (início às 10h00) e o passeio de BTT de 28,7 Km (às 9h30), com início e términos na Cerca do Convento, em Loulé.

As inscrições decorrem junto aos serviços de secretariado, no próprio dia, a partir das 9h00.

Três rostos femininos – a atriz louletana Marlene Barreto, a Conselheira Externa para a Igualdade professora Helena Silva Gomes, moderadas pela jornalista Marinela Malveiro – participam na tertúlia “Igualdade de Género!?”, que decorrerá no dia 24, pelas 18h00, no Palácio Gama Lobo.

A mesma temática estará em destaque na ação teatral que decorre no Mercado Municipal. A sessão de dia 24 é dirigida aos trabalhadores e às trabalhadoras do Município, enquanto que no dia 29 de outubro está aberta ao público em geral.

Junto da comunidade escolar, nestes dias, acontece a atividade “Igualdade…vamos conversar?”, numa iniciativa direcionada aos alunos do 10º ao 12º ano de escolaridade do concelho de Loulé, que visa promover a discussão sobre a temática da igualdade de género.

Este programa também se faz de arte e, no âmbito da iniciativa nacional proposta pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, acontece a intervenção de arte urbana “Vamos diminuir os degraus da desigualdade!”. Esta iniciativa será visível no Monumento Eng.º Duarte Pacheco e no Convento Espírito Santo, permitindo, também desta forma, assinalar a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens.

Recorde-se que o Município de Loulé celebrou um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, o qual prevê a elaboração do Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação. O objetivo é promover, executar, monitorizar e avaliar a implementação de medidas e ações, que concorrem para a territorialização da Estratégica Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”.

    Categorias:AGENDA, Desporto, Loulé