Esta é uma semana cheia para o Festival de Órgão do Algarve, preenchida com concertos e iniciativas de quinta a domingo, em Faro, Boliqueime e Tavira.

Na quinta-feira 17 de novembro, na Igreja da Sé em Faro, tem lugar às 10h um concerto pedagógico dirigido a crianças em idade escolar. Através das peripécias de várias personagens e com André Ferreira ao órgão, será contada a história de mais de 300 anos do Grande Órgão da Catedral de Faro.
Na parte da tarde, mas já em Tavira, a visita guiada pelo mestre organeiro Dinarte Machado ao interior dos órgãos de tubos inicia-se às 16h na Igreja da Misericórdia, passa pela Igreja de Santiago, tem paragem na Igreja de Nossa Senhora das Ondas e termina na Igreja do Carmo. Inscrições/informações: 916 782 780, musicaxxi@gmail.com
Na sexta-feira 18 de novembro, na Igreja Paroquial de Boliqueime, o organista João Vaz e Tiago Simas Freire (corneta histórica e flauta) apresentam música de câmara instrumental, sob o tema “Danceries – A dança na música europeia em torno de 1600”.
No mesmo dia, na Igreja da Misericórdia de Tavira, o organista italiano Matteo Cordioli e Michele Tomaz (canto) apresentam um programa sobre a figura de Maria através dos séculos, ou seja, a Ave Maria vista e escrita por vários compositores.
No sábado 19 de novembro, tem lugar às 10h um Workshop de Órgão por João Vaz na Igreja Matriz de Loulé e um Workshop de Corneta Histórica e Flauta por Tiago Simas Freire no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado. Inscrições/informações: 289 245 656, ana.figueiras@conservatoriodeloule.pt
Nessa noite, na Igreja do Carmo em Faro, o organista João Vaz e Tiago Simas Freire (corneta histórica e flauta) voltam a juntar-se para apresentar um novo programa de música de câmara instrumental, desta vez sob o tema “Flores de música – Corneto e órgão na Europa de Seiscentos”.
A terminar, realiza-se às 18h no domingo 20 de novembro um concerto na Igreja Matriz de Loulé, com o Ensemble Mvsica Antiqva Porto, constituído por Mariña Buso e Rogério Monteiro nos violinos, Fabiana Magalhães na voz soprano e Rui Soares no órgão e direção.
E decorre até 20 de novembro a participação no concurso de fotografia, realizado em parceria com a Associação ALFA e contando com os apoios da FNAC e do Hotel Faro.
17 NOV | Igreja da Sé (Faro) | 10h – Concerto pedagógico para crianças, com André Ferreira
17 NOV | Igrejas da Misericórdia, Santiago e Carmo (Tavira) | 16h – visita ao interior dos órgãos
18 NOV | Igreja Paroquial de Boliqueime | 21h – João Vaz e Tiago Simas Freire (corneta histórica e flauta)
18 NOV | Igreja da Misericórdia de Tavira | 21h – Matteo Cordioli e Michele Tomaz (canto)
19 NOV | Igreja Matriz de Loulé / CML-FR | 10h – Workshop com João Vaz / Tiago Simas Freire
19 NOV | Igreja do Carmo (Faro) | 21h – João Vaz e Tiago Simas Freire (corneta histórica e flauta)
20 NOV | Igreja Matriz de Loulé | 18h – Rui Soares e Ensemble Mvsica Antiqva Porto
Os concertos são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.
O Festival de Órgão do Algarve 2022 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.
Página FB: https://www.facebook.com/festivalorgaoalgarve/
Livro do Festival: https://heyzine.com/flip-book/7a603e828f.html