AGENDA

Albufeira Natal 2022 enche a baixa da cidade de cor e magia

De 8 a 31 de dezembro, a baixa de Albufeira transforma-se numa verdadeira montra de Natal, onde não falta o tradicional mercado de Natal, com as suas banquinhas repletas de bonitos presentes, a preços convidativos, para oferecer a familiares e amigos, sem esquecer os doces típicos da época, uma pista de gelo, insufláveis, a casinha do Pai Natal, uma exposição de presépios e arte sacra, um presépio ao vivo, um carrossel, o comboio de Natal, Circo e muita animação. A abertura do “Albufeira Natal” está marcada para as 15h00, do dia 8 de dezembro, com a chegada do Pai Natal, o simpático velhinho das barbas que promete fazer a alegria da pequenada.

Este Natal, a magia, o sonho e a solidariedade são os protagonistas do Albufeira Natal que, de 8 a 31 de dezembro, promete encantar os milhares de visitantes esperados na baixa da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “este ano a programação foi reforçada com mais dias, mais eventos e uma área maior, naquela que é uma aposta forte do Município num evento que pretende atrair mais visitantes a Albufeira nesta época do ano”. José Carlos Rolo sublinha, que “após dois anos de pandemia é preciso devolver a esperança, a alegria e a magia do Natal a todas as pessoas, especialmente às crianças”, e aproveita a oportunidade para convidar todos os munícipes a visitarem o evento. Refira-se que todos os dias há eventos a acontecer no Largo Eng.º Duarte Pacheco, Praça dos Pescadores, Avenida 25 de abril, Avenida da Liberdade e Rua 5 de outubro, locais que ganham nova vida em homenagem ao nascimento de Jesus.

Como não podia deixar de ser, o Albufeira Natal tem um dos seus pontos altos na chegada do Pai Natal à Av.ª da Liberdade, no dia 8 de dezembro, às 15h00, carregado de presentes que, naturalmente, irão fazer a alegria da pequenada.

Segue-se, às 16h30, na loja do P5, no Parque de Estacionamento da Av.ª 25 de Abril, a inauguração da Exposição de Arte Sacra intitulada “Sagrada Família”. Trata-se de um conjunto de 17 peças de pintura e escultura, alusivas à fé cristã associada às celebrações do Natal, que fazem parte de uma coleção mais vasta, com um total de 158 peças, doadas por Maria José de Jesus Bispo ao Município de Albufeira. No mesmo local, está, igualmente, patente a exposição “Um Natal Mais Ecológico em Albufeira”, uma mostra de trabalhos realizados pelo público escolar e utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho, que tem por objetivo sensibilizar para a importância da reutilização de materiais, aplicada à criação das tradicionais decorações natalícias. No dia 8 de dezembro a exposição está patente entre as 15h00 e as 20h00. Depois, de segunda a domingo o horário de funcionamento é das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A exposição vai estar encerrada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, bem como no dia 1 de janeiro.

Pelas 20h00, a animação passa para o palco instalado no Largo Eng.º Duarte Pacheco, onde está previsto um espetáculo de Tributo a Michael Bublé.

No sábado, dia 10 de dezembro, destacamos o Concerto de Natal pela Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, às 21h00, na Igreja Matriz de Paderne, espetáculo que se repete, no dia 11 de dezembro, domingo, a partir das 17h00, na Igreja Matriz de Albufeira.

De 13 a 23 de dezembro, o Circo Bravo, originário da Ucrânia, pela primeira vez em Portugal, promete encantar miúdos e graúdos com um espetáculo repleto de magia e muitas acrobacias.

No dia 15, a partir das 9h00, o Passeio dos Pais Natais do Motoclube de Albufeira enche as principais ruas da cidade e algumas instituições do concelho de cor e animação. Neste dia, destacamos, igualmente, o espetáculo de Natal da Associação LUEL “A Época Mágica, a decorrer no Auditório Municipal de Albufeira, a partir das 19h00.

As iniciativas solidárias são uma constante no Natal. No sábado, dia 17, a partir das 15h00, há um Bolo Rei Gigante Solidário, para distribuir por quem visitar o Mercado de Natal e no dia 18, domingo, as receitas do espetáculo do Circo Bravo “Aqua Show”, com sessões a decorrer às 12h00, 16h00 e 21h00, destinam-se ao apoio das Forças Armadas da Ucrânia.

De 17 a 24 de dezembro, o nascimento de Jesus vai estar representado num Presépio ao Vivo, em exibição na Rua 5 de outubro, um momento sempre muito apreciado nas celebrações natalícias.

A tradicional Corrida do Pai Natal, organizada pelo Município em colaboração com o IPDJ, no dia 18 de dezembro, tem início marcado para as 10h00, a partir do Mercado Municipal de Albufeira, numa iniciativa que todos os anos enche de cor e animação as ruas da cidade.

O Concerto de Natal da Orquestra Clássica do Sul é sempre um dos pontos altos da programação de Natal no Auditório Municipal de Albufeira. No dia 21 de dezembro, às 21h30, o maestro principal da Orquestra Vitae de Londres Pablo Urbina, pela primeira vez em Portugal, traz na bagagem um repertório com algumas das mais belas melodias natalícias.

Diariamente há Animação de Rua com a Trupe do Pólo Norte, constituída pelo Pai Natal, as suas inseparáveis renas e os seus duendes, que fazem a alegria da criançada com idas e vindas constantes entre os vários locais do evento. O comboio de Natal, com três estações, uma localizada na Praça dos Pescadores, uma no Largo Eng.º Duarte Pacheco e outra na Avenida da Liberdade vai estar a circular durante todos os dias do evento.

Os mais pequeninos podem deixar as suas cartas na Casa do Pai Natal, andar no carrossel, saltar nos insufláveis e divertir-se na Pista de Gelo. Depois de tanta brincadeira podem ir até à Galeria Municipal Samora Barros, onde estão a decorrer várias oficinas para que possam aprender a fazer os seus presentes e deliciosas bolachinhas de Natal. No final, ainda podem aproveitar para registar o momento com uma foto de família junto ao globo de Natal.

Para além de todas estas iniciativas, todos os dias há animação com vários espetáculos a decorrer no palco do Largo Eng.º Duarte Pacheco, entre os quais destacamos: Aventura Descongelante – Musical de Natal – 15 de dez| O Homem Biscoito – peça original pela Associação Artística Satori – 18 de dez | Danças Desportivas do FC de Ferreiras e Malabares de Luz por Ana Sofia Brito – 22 de dez | Duende Bolota e Duende Floco de Neve com a sua Concertina – Musical de Natal – 23 de dez | Mickey e Minnie – Musical de Natal – 26 de dez | Tatá & Totó – História de Ratos – Marionetas – 28 de dez, entre muitas outras surpresas. Todos os espetáculos têm início marcado para as 20h00.

Em termos musicais, o concerto de Miguel Gameiro encerra a programação do Albufeira Natal, no dia 30 de dezembro. O espetáculo é de entrada livre e tem início marcado para as 20h00.

Nos dias 8, 10, 11, 17 e 18 o Albufeira Natal decorre a partir das 12h00 até às 22 horas, nos dias 24 e 31, das 12h00 às 16h00 e nos restantes dias, das 18h00 às 22h00. O evento estará encerrado no dia 25 de dezembro, Dia de Natal.   

Categorias:AGENDA, Albufeira