Albufeira

Albufeira já tem Conselho Municipal de Juventude

Foi já aprovado em reunião de Câmara e, nesta semana, em reunião da Assembleia Municipal, o Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Albufeira (CMJA). Esta proposta pretende aproximar os jovens da autarquia local, com o objetivo de, através do debate crítico e construtivo, dar a conhecer ao Executivo do Município quais as verdadeiras aspirações, objetivos e necessidades dos jovens do concelho. José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, preside ao CMJA e sublinhou a importância da iniciativa “uma vez que possibilita uma verdadeira ponte entre os jovens e a autarquia”.

Albufeira – Dia Internacional da Juventude 2022

Albufeira já tem Conselho Municipal de Juventude. A proposta, assinada pelo vereador da Juventude e Desporto, Cristiano Cabrita, foi já deliberada em reunião de Câmara e aprovada na passada segunda-feira, dia 5 de dezembro, em Assembleia Municipal. “A existência deste Conselho Municipal de Juventude traz vantagens inequívocas, uma vez que possibilita uma verdadeira ponte entre os jovens e a autarquia”, revelou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal. O edil assumiu, igualmente, que o projeto é “mais uma prova de que o Executivo acredita nos jovens enquanto futuro da sociedade e trabalha no sentido de conferir um ambiente onde possam, efetivamente, ser ouvidos os seus anseios.”

Segundo o Regulamento, a juventude albufeirense vai poder desenvolver ainda mais a sua relação de proximidade com a autarquia local, facilitando-lhes o exercício em plenitude dos seus direitos de cidadania, com empenho e de uma forma participativa. “Fica desta forma marcada a forte vontade de captar e potenciar o espírito irreverente e criativo dos jovens do Concelho de Albufeira, congregando-os na definição de uma política de Juventude onde estes serão parte ativa dessa mesma definição, tornando-os agentes de mudança e em mudança”, diz Cristiano Cabrita.

O Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Albufeira, entre outras medidas, estipula que “as ações desenvolvidas no CMJA, bem como o funcionamento de todos os órgãos, orientam-se pelos princípios da subsidiariedade, integração, articulação, participação, inovação e igualdade de género”.

De entre os objetivos da CMJA, destaca-se a função de “analisar e informar a Câmara Municipal de Albufeira dos problemas dos jovens do concelho que requeiram apoios ou iniciativas na esfera das competências municipais e estabelecer parcerias intra e inter municipais com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras”. “Contribuir para a qualificação, formação e valorização dos agentes envolvidos nos processos de desenvolvimento local” e “fomentar o associativismo juvenil”, são outros dos objetivos da Comissão presentes no regulamento.

O CMJA é presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e conta ainda na sua composição com o Vereador responsável pelo Pelouro da Juventude, Cristiano Cabrita, por um membro da Assembleia Municipal de cada partido político ou grupo de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal, pelo representante do município no Conselho Regional da Juventude e pelos respetivos representantes de associações, organizações e instituições juvenis do concelho.

Refira-se, ainda, que os representantes das associações no CMJA terão de ter preferencialmente idade inferior a 30 anos de idade.

Categorias:Albufeira