AGENDA

LOULÉ | “Future Past”: Maria Renée Morales Lam leva arte ao Convento do Espírito Santo

Inaugura este sábado, 17 de dezembro, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, a exposição “Future Past”, de Maria Renée Morales Lam, com curadoria de João Moniz.“¿Se torna más mía la calle en cuanto más la observo y más la recorro?”.

“Future Past”, de Maria Renée Morales Lam

O trabalho de Maria Renée Morales Lam apresenta um percurso físico-material e imaginário pela cidade, mostrando evidência de uma relação íntima entre o passado e a matéria, onde a função do artefacto se dilui no ato da contemplação.

Componentes arquitetónicos são compilados como amostras de uma memória pública subjacente a um imaginário coletivo que, sem nos apercebermos, distorcemos à força.

O trabalho mais antigo convida a refletir na maneira com que a história está a ser preservada – aquilo que escolhemos proteger ou esquecer, e como isto influencia na construção e na transformação acelerada da cidade contemporânea.

No trabalho mais recente, tenta exaltar a presença e a corporalidade de ornamentos citadinos esquecidos no quotidiano.

“Como um esforço incessante de pertencer a algum sítio, traço um mapa invisível do meu percurso diário, reformulando estes símbolos que representam momentos, objetos, sítios e situações, na tentativa de reconciliar a minha própria história num território que até há pouco era desconhecido. Mais do que uma realidade imposta, olho para a urbe como um convite a imaginar um futuro heterotópico, que nos propõe confiar na matéria para encontrar sítios ainda não habitados pela memória“, diz a artista.

“El lugar es un punto de encuentro poroso, abierto, híbrido.” (Massey, 1999: p.152)

Esta exposição decorre até 28 janeiro e tem o seguinte horário: de terça-feira a sábado, das10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.

Categorias:AGENDA, Loulé