AGENDA

LOULÉ | Lançamento do “Caderno do Arquivo N.º 18” sobre visitações do Bispo Francisco Gomes de Avelar

João Sabóia e Luísa Martins são os autores do “Caderno do Arquivo nº 18”, que será lançado a 17 de dezembro, sábado, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

O “Caderno do Arquivo nº 18” apresenta as visitações que o bispo D. Francisco Gomes de Avelar realizou às igrejas e capelas do concelho de Loulé, no período entre 1790 e 1816. Resultantes dos procedimentos normativos das funções bispais, estas visitas foram registadas pelo cartório paroquial, resultando daí dois livros que se encontram no arquivo das paróquias de S. Clemente e S. Sebastião, sito no Centro Paroquial de Loulé. Estes documentos foram agora transcritos para este Caderno por João Sabóia e Luísa Martins, acompanhados de um estudo introdutório. O prefácio coube ao pároco de Loulé e Querença, Carlos Aquino.

João Manuel Martins Sabóia é licenciado em História e especializado em Ciências Documentais (Arquivo), pela Universidade de Lisboa. Foi Chefe de Divisão do Património Histórico (1990-1994) e de Bibliotecas e Arquivo Municipal, em Loulé (2006-2008) e diretor do Arquivo Distrital de Faro (1994-2004, 2008-2013). Apresentou comunicações em seminários e congressos nacionais e internacionais e tem diversa obra publicada em Portugal e no estrangeiro.

Luísa Martins é doutorada, investigadora no Cidehus da Universidade de Évora, investigadora colaboradora no projeto Diaita da Universidade de Coimbra e neste momento está a fazer o pós-doutoramento. Atualmente trabalha no Arquivo Municipal de Lisboa, em regime de mobilidade. Apresenta conferências em colóquios internacionais e nacionais e tem obras e artigos publicados.

Categorias:AGENDA, Loulé