Consumidor

Nutri-Score quer descomplicar as escolhas alimentares durante a época festiva

Campanha “Segue os momentos que importam à letra” demonstra que pode ser fácil tomar boas decisões alimentares

O Movimento “Mais Nutri-Score” acaba de lançar uma campanha a nível nacional sob o mote “Segue os momentos que importam à letra“. Esta ação tem como objetivo consciencializar os portugueses para a importância da adoção de uma alimentação mais equilibrada, através da avaliação da qualidade nutricional dos alimentos, durante a época festiva.

O Natal e a Passagem de Ano podem ser sinónimos de alguns excessos alimentares que têm impacto na saúde e no bem-estar.“Durante a época festiva existe uma tendência para a redução de alguns hábitos mais saudáveis. É importante que as pessoas compreendam que é possível manter a tradição da época, mesmo seguindo escolhas nutricionais acertadas. O Nutri-Score é precisamente uma ferramenta que está criada para ajudar o consumidor a compreender a mensagem, ajudando-o a tomar as melhores decisões de forma rápida e consciente”, explica Dulce Ricardo, coordenadora da área alimentar da DECO PROTESTE.

Numa época de celebrações, ter acesso a informação simples e imediata, sobre a qualidade nutricional de um alimento, facilita o processo de comparação de produtos da mesma categoria e dispensa a interpretação exaustiva de rótulos complexos, contribuindo para momentos de prazer que não colocam em causa a saúde.

O Nutri-Score constitui um esquema intuitivo, de fácil e rápida compreensão, desenhado para ser acessível a todas as pessoas. Está presente na frente das embalagens, e consiste numa escala de cinco cores, às quais correspondem letras: verde-escuro (A), verde-claro (B), amarelo (C), laranja (D) e vermelho (E).

Os alimentos classificados como A e B podem ser consumidos mais regularmente, enquanto os que têm a classificação entre C e E devem ser consumidos de forma mais moderada.

ALDI, AUCHAN, DANONE, DECO PROTESTE, NESTLÉ e JERÓNIMO MARTINS uniram-se em prol do Movimento “Mais Nutri-Score” que tem como objetivo consciencializar os portugueses para a importância da avaliação da qualidade nutricional dos alimentos, reconhecendo este sistema como uma mais-valia para os consumidores.

Para mais informações: www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtosalimentares/noticias/nutri-score-ajuda-escolher-alimentos

Categorias:Consumidor, Saúde