Quarteira

QUARTEIRA | Natal das Ruas regressou para humanizar a noite da consoada

Um grupo de voluntários abdica do conforto das suas casas para ir paras as Ruas de Quarteira celebrar o Natal junto dos que mais precisam, naquela que é a única consoada ao ar livre no país, o tradicional Natal das Ruas tevelugar na noite de ontem, 24 de dezembro.

Esta iniciativa vai na sua 8.ª edição e é uma ação espontânea não organizada e sem qualquer tipo de donativo financeiro, seja ele particular ou governamental.

Esta ceia de Natal realiza-se habitualmente no Largo do Centro Autárquico de Quarteira mas, por aí se encontrar a Praça Natal, decorreu numa tenda gigante instalada mais abaixo, à entrada do parque de estacionamento.

Para além da ceia, foram entregues inúmeras peças de vestuário, calçado, brinquedos, e livros.

Segundo o seu mentor, Miguel Baptista, “algumas das pessoas que aqui vêm jantar estão numa fase muito frágil da vida. Sentem-se com elas, conversem com elas e vão ser surpreendidas com histórias de vida fascinantes. Há pessoas que querem estar nas ruas porque não têm visão de vida. Desacreditaram em tudo porque não têm amor por eles próprios. Uns refugiam-se no álcool porque querem esquecer. E nós não podemos julgar. Temos que conversar para tentar perceber. Por isso, conversem com elas e vão receber de volta coisas incríveis”.

Miguel Baptista agradeceu “à Elsa e ao Henrique, o nosso cozinheiro que nos acompanha desde o início, bem como a todos os voluntários que se juntaram a nós”, deixando igualmente um agradecimento especial aos artistas que animaram o serão, Ludgero de Sousa, Paco Dias, Ricky Barradas e a artista quarteirense Mariana Mateus, que pode seguir no Instagram e no Facebook.

 Deixando ainda um agradecimento pelo apoio da Junta de Freguesia de Quarteira, na pessoa do seu presidente, Telmo Pinto, que marcou presença na iniciativa.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira