Albufeira

ALBUFEIRA | Município entrega veículo 100% elétrico ao Centro de Saúde

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira procedeu esta terça-feira, dia 27 de dezembro, à entrega de um veículo ligeiro de passageiros, ao Centro de Saúde local. O veículo, que foi adquirido por cerca de 36 mil euros, é 100% elétrico e tem uma autonomia em ciclo urbano de 528 Km. José Carlos Rolo sublinha que a nova viatura é fundamental para melhorar o serviço que o Centro de Saúde de Albufeira presta à população, nomeadamente no que respeita aos cuidados de saúde no próprio domicílio dos doentes, sendo que tem uma importante vertente ambiental associada, uma vez que contribui para a descarbonização e a proteção do meio ambiente. 

A entrega da viatura pelo presidente José Carlos Rolo decorreu durante a manhã desta terça-feira, dia 27 de dezembro, à diretora executiva do ACES – Algarve 1 Central, Sílvia Cabrita, na presença do vice-presidente, Cristiano Cabrita, e dos vereadores Cláudia Guedelha, responsável pelo pelouro da Saúde no Município, e Ricardo Clemente, responsável pelo Parque Auto.

A nova viatura, da marca Nissan, modelo Leaf 62KWh, tem uma autonomia em ciclo urbano de 528 Km. Trata-se de um veículo ligeiro de passageiros com uma potência nominal de motor de 160 KW, com cinco portas e cinco lugares, totalmente elétrico, o que permite reduzir a emissão diária de poluentes para a atmosfera.

“Entendemos que Albufeira não é uma cidade poluída, mas ainda tem espaço para melhorar. Deste modo e seguindo um pouco o que está já a ser feito em diversas cidades da Europa, estamos, também, aos poucos, a libertar a cidade de veículos poluentes”, diz o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

José Carlos Rolo sublinha que a entrega da viatura ao Centro de Saúde de Albufeira é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados aos cidadãos no seu domicílio, ao mesmo tempo que tem a vantagem de ser uma viatura totalmente elétrica. “Estamos no caminho certo, quer em termos de saúde quer em termos ambientais”.

Esta medida concorre também, segundo o autarca, “para nos irmos adaptando às alterações climáticas, pois temos que começar a pensar que a preocupação com a qualidade ambiental é mesmo para ser levada a sério”. Por outro lado, reforça que o circuito entre as diversas artérias da cidade e o centro de Saúde de Albufeira é dos mais concorridos, pelo que “ter um veículo em circulação permanente, com autonomia suficiente para as tarefas diárias, é uma forma expedita de apoiar todas as pessoas que necessitam de cuidados médicos”.

Sílvia Cabrita agradeceu ao Município, na pessoa do presidente e dos vereadores presentes, a entrega da viatura que considerou “um equipamento muito importante”, na medida em que para além de poder ficar ao serviço de todo o Centro de Saúde, o seu principal objetivo é estar sete dias por semana afeto à unidade que presta cuidados nos domicílios dos utentes (pessoas acamadas e com mobilidade reduzida). “O acréscimo desta nova viatura permite-nos chegar a mais utentes, prestando mais e melhores serviços à comunidade”, concluiu.

Categorias:Albufeira, Saúde