Saúde

Tendências Fitness 2023

A American College of Sports Medicine (ACSM) volta mais uma vez a anunciar as tendências mundiais do fitness, aquelas que vão dominar e estar mais presentes no sector durante o ano de 2023.

O report foi lançado no final do ano e contou com a participação de vários profissionais do sector do fitness.

Os resultados do relatório mostram que a tecnologia utilizável no treino (Wearable technology) continua a ser uma tendência presente e consolidada nos últimos 4 anos e que os ginásios domésticos caíram de 2º para 13º lugar. Os dados apontam também que a indústria de saúde e fitness está a voltar ao básico, com o treino de força com pesos livres em 2º lugar, o treino com peso corporal em nº 3 e o treino de condicionamento funcional como a tendência nº 5 para 2023 (Tabela 1).

TABELA 1 – As 20 principais tendências mundiais de fitness para 2023

Para a pesquisa de 2023, havia 42 tendências possíveis. As tendências mais bem avaliadas dos anos anteriores foram incluídas na pesquisa, assim como as tendências potencialmente emergentes identificadas pelos editores do relatório.

O formato principal de obtenção de respostas foi realizado através do SurveyMonkey, e foi enviado inicialmente para 125.940 (face a 123,615 do ano passado), com o objetivo de ter um relatório que demorasse cerca de 15 min (ou menos) a preencher.

O total de respostas da pesquisa foi de 3.735 (face aos 4,546 do ano passado). O questionário chegou a todos os continentes com uma diversidade demográfica considerável, tornado este documento com maior validade para todo o sector.

No entanto para além desta análise global, a ACSM reportou o estudo de uma forma mais local, analisando as tendências de fitness da Austrália, Brasil, Europa México Portugal, Espanha e Estados Unidos da América. A China não pôde participar da pesquisa de tendências este ano devido a um surto de COVID-19, com bloqueios rígidos que ocorreu durante o período da pesquisa.

As pesquisas do Brasil, Europa e Portugal foram as mais comparáveis ​​à Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness da ACSM, enquanto as pesquisas do México e da Espanha tiveram as maiores diferenças nas tendências potenciais. Ilustramos no Tabela 2 as tendências de Portugal, Europa e Mundiais.

Tabela 2 – Comparação Mundo/Europa/Portugal

Na Europa, os serviços digitais, as tendências orientadas para a tecnologia e as atividades de condicionamento físico que acontecem fora dos ginásios tradicionais parecem não estar tão populares em comparação com o ano passado.

As tendências orientadas para a saúde, particularmente exercícios para saúde e populações especiais, ainda são atraentes, abrangendo 5 das 20 principais tendências.

Os estúdios de fitness boutique (nº 7, acima do nº 20 no ano passado) parecem ser um ambiente de fitness popular na Europa, oferecendo serviços de fitness focados principalmente em outras tendências atuais como o treino com peso corporal (nº 1), treino pessoal (nº 3), treino funcional (nº 5), treino funcional de alta intensidade (nº 13), treino em pequenos grupos (nº 14), Pilates (nº 19) e treino de exercícios em grupo (nº 20).

Curiosamente, um total de 15 das 20 principais tendências foram partilhadas entre a Europa e os Estados Unidos. Apesar dessas semelhanças, os estúdios de fitness boutique são populares na Europa, mas não nos Estados Unidos.

As tendências e serviços digitais orientados para a Internet diminuíram na Europa e nos Estados Unidos em 2023, destacando um impacto potencial da pandemia de COVID-19 no status da indústria de saúde e fitness. Olhando para a evolução dos últimos 3 anos a nível das tendências mundiais, identificamos que as tecnologias têm vincado a sua presença no topo da tabela (Tabela 3).

Tabela 3 – Comparação de 2021 até 2023

Embora esta seja a primeira submissão oficial de Portugal às tendências globais do ACSM, o inquérito português de tendências de fitness é distribuído há 3 anos. Susana Franco, Ph.D., e seus colegas lideraram a pesquisa de tendências de condicionamento físico para 2023. Algumas das principais conclusões da pesquisa deste ano mostram que o licenciamento para profissionais de fitness e o emprego de profissionais de fitness certificados permaneceram como as principais tendências desde há três anos consecutivos.

As cinco principais tendências permaneceram também as mesmas por três anos consecutivos, e os 10 principais resultados permaneceram bastante consistentes, destacando o poder de permanência dessas tendências.

As tendências exercício para perda de peso, medicina de estilo de vida, treino de saúde/bem-estar e Exercício é Medicina ocupam a posição nº4, 5, 6 e 7 das tendências, respectivamente, o que pode ser devido à alta taxa de obesidade vivida por residentes portugueses.

Analisando todos os dados, com um maior enfoque para o panorama nacional, percebemos que o nosso mercado segue tendências basilares, que foram reportadas em anos transatos no reports mundiais, por exemplo o top 1 nacional foi top 1 mundial em 2012 e 2013. O top 2 é uma constante no top 10 mundial nos últimos anos.

Percebemos que o nosso mercado é diferente dos demais e que tem um pico de evolução, também ele diferente e num estágio menos tecnológico e muito focado no serviço.

A All United Sport estará disponível para ajudar a definir a sua estratégia online e offline. Trabalhamos como parceiros para desenvolver uma estratégia digital, que está alinhada com o seu posicionamento e que atenda às suas necessidades e otimize as suas oportunidades de negócio. Cada ginásio, cada clube, cada organização terá necessidades diferentes e estará num ponto diferente da sua jornada digital. Somos especializados no desenvolvimento de estratégias globais, com incidência no digital, sob medida com base em consultoria detalhada e análise de necessidades.

Categorias:Saúde