O Dia Mundial do Cancro assinala-se, anualmente, a 4 de fevereiro. A data foi criada em 2000, na “World Summit Against Cancer for the New Millenium”, realizada em Paris, e assinala-se anualmente por iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC).


Este ano, a Unidade de Saúde Familiar “Estrela-do-mar”, Quarteira, decidiu associar-se a este evento promovendo um conjunto de iniciativas que se prolongarão até ao próximo mês de Abril, junto dos seus utentes e da população de Quarteira, chamando a atenção para o fato de 30 a 50% dos casos de cancro se poderem evitar através da redução dos fatores de risco e de medidas preventivas, que vão de não fumar, à prática da atividade física, a uma alimentação saudável rica em frutas e legumes ou ao aleitamento materno, à vacinação e ao diagnóstico precoce.
No passado dia 03.02 demos início a essas iniciativas distribuindo informação fidedigna à comunidade, contando com a colaboração de material informativo da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a da Associação Oncológica do Algarve (AOA), e, que culminarão na Semana do Rastreio do Cancro do Colo do Útero, com pesquisa do Vírus do Papiloma Humano (HPV), que se realizará na semana de 17 a 21 de Abril de 2023.
Em Portugal e no Algarve, existe um programa de rastreio oncológico a 3 tipos de cancro: o cancro da mama para mulheres entre os 50 e os 69 anos, o cancro do cólon e reto para idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos, e o cancro do colo do útero para mulheres entre os 25 e os 60 anos.
Em Portugal, surgem anualmente 60.000 novos casos de cancro, número que corresponde a 2/3 dos nascimentos anuais, sendo que 1 em cada 4 pessoas possuem fatores risco para a doença oncológica. Nós temos 10 milhões de razões para lutar contra o cancro. Qual é a sua?
Por: Dr. Rui Lourenço, Coordenador da USF Estrela-do-Mar, Quarteira